Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
sexta-feira, 4 set, 2026
sexta-feira, 4 set, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Notícias - HUT bate novo recorde e realiza mais de cinco mil atendimentos em janeiro de 2020

Notícias

HUT bate novo recorde e realiza mais de cinco mil atendimentos em janeiro de 2020

Redação
Last updated: 05/02/2020 2:41 PM
Redação
Published: 05/02/2020
Share
aahosp
SHARE

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou 5.169 atendimentos em janeiro de 2020. Foi o maior número de atendimentos, desde dezembro de 2016, quando houve a implantação do Sistema de Regulação de Leitos do município de Teresina e o hospital atendia uma média de quatro mil pessoas por mês. De acordo com diretor geral do HUT, Dr. Rodrigo Martins, esse novo recorde se deve ao aumento da resolutividade e consequentemente da capacidade de atendimento.

“Desde a implantação do Sistema de Regulação de Leitos, o hospital vem se especializando ainda mais na urgência e emergência de média e alta complexidade. Isso torna o serviço mais ágil e com uma capacidade de atendimento maior. Agora, estamos conseguindo atender mais pacientes com a mesma capacidade física e de pessoal, sem perder a qualidade”, explica Rodrigo.

O sistema de regulação de leitos do município de Teresina é responsável por regular todas as internações e transferências entre hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Esse sistema funciona via internet e disponibiliza para rede todos os leitos vagos para internação no momento da alta do paciente.  Para tornar esse processo ainda mais ágil, o HUT possui um Núcleo Interno de Regulação (NIR), responsável por gerir todos os leitos do hospital.

A coordenadora do NIR, Suellen Silva, destaca que o Núcleo trabalha o planejamento e acompanhamento de todos os processos que envolvem a liberação de leitos do hospital. “Nosso objetivo é aumentar a capacidade instalada do hospital aumentando a rotatividade dos leitos com segurança, melhorando a qualidade da assistência e, dessa forma, contribuindo para a satisfação dos pacientes e profissionais”, comenta.

O motivo de entrada queda foi o que mais registrou aumento em janeiro de 2020 no HUT. Foram realizados 651 atendimentos de vítimas de queda, um crescimento de 21%, se comparado com o janeiro de 2019. Dentre os tipos, a queda do mesmo nível ocupa o primeiro lugar com 384 atendimentos, ou seja, 59% do total.

A queda do mesmo nível acontece quando o paciente cai sem que haja elevação do nível do solo. As consequências dependem, essencialmente, da forma como ocorre o impacto no solo e da parte do corpo que sofre a lesão. O técnico do HUT, Dr. Péricles Cerqueira, explica que os idosos, em especial as mulheres, são mais vulneráveis a sofrerem queda.

“As mulheres, por conta da menopausa, diminuem a produção de hormônios. Isso impede que o cálcio seja absorvido pelos ossos ocasionando a osteoporose. Com os homens acontece algo similar em relação à absorção do cálcio, porém com menos intensidade”, explica o médico.

Somente em 2019, foram 6.509 atendimentos de vítimas de queda, um aumento de 2,2%, se comparado com 2018. O hospital realiza por mês uma média de 5 mil atendimentos e 1.200 cirurgias.

Ascom

OAB-PI e TRT-22 discutem pleitos de advogados trabalhistas
Justiça suspende proibição de que policiais fora de serviço portem armas em voos
Menores de 18 anos não podem entrar em eventos com bebida liberada, decide CDH
Lançada campanha em defesa das prerrogativas dos advogados
Câmaras de arbitragem não precisam fornecer informações à Receita, diz TRF-2
TAGGED:atendimentohutqueda
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?