Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quinta-feira, 4 jun, 2026
quinta-feira, 4 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Notícias - Governo suspende mínimo de 200 dias de aulas para ensino básico

Notícias

Governo suspende mínimo de 200 dias de aulas para ensino básico

Redação
Last updated: 02/04/2020 8:26 AM
Redação
Published: 02/04/2020
Share
aagd
SHARE

O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) que permite a suspensão da obrigação de escolas de educação básica de cumprirem o mínimo de 200 dias de aulas previstos, desde que cumpram a carga horária mínima anual determinada pela Lei Diretrizes e Bases da Educação (LDB ). Atualmente, a legislação determina 800 horas anuais para o ensino fundamental e o ensino médio.

“Tal posição já está alinhada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Com isso, cada estado e município poderá definir seu próprio cronograma. No ensino superior, vale a mesma regra. Além disso, vamos permitir que instituições possam antecipar a conclusão de cursos de saúde”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Twitter.

A norma também libera a abreviação da duração de cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia.  De acordo com a medida, no caso da Medicina, as instituições de ensino superior poderão diminuir o tempo de formação desde que os estudantes já tenham cumprido 75% da carga horária do internato, que é o período em que os estudantes têm aulas práticas nos hospitais. Para adiantar a conclusão dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia basta que os estudantes já tenham cumprido 75% da carga horária de estágio obrigatório.

A medida foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial e suspendeu a obrigatoriedade de cumprir o mínimo de dias letivos previstos na lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB ), que determina, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico. A MP esclarece que a dispensa se aplica ao ano letivo de redes afetadas pelas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

“Na Medicina, poderá se formar quem já completou 75% do internato. Em Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia poderá concluir o curso quem cumpriu 75% do estágio obrigatório. Nosso agradecimento aos heróis que irão para a linha de frente nos defender do coronavírus”, disse o ministro.

Apesar da medida, nesta terça-feira o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que mantém a data da prova nos dias 1 e 8 de novembro, para o exame impresso, e 11 e 18 de outubro para o exame digital. O Enem é a avaliação em larga escala prevista para avaliar o que os estudantes aprenderam no ensino médio.

O Globo
Portadores de doenças crônicas têm direito a vacina contra a influenza
Estudantes enfrentam desafios ao ingressarem na universidade
Câmara aprova direito à troca de implante mamário para paciente de câncer
PGR limita pagamento de penduricalhos no MP após decisão do STF
Tribunal abre inscrições para teste seletivo de estagiários na área de Direito
TAGGED:aulasbrasilsuspensao
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?