O economista e ex-senador da República, Antônio de Almendra Freitas Neto, foi eleito nesta segunda-feira, 19 de novembro, presidente do Conselho Deliberativo Estadual, CDE, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. Freitas Neto assumirá em janeiro do próximo ano, ficando à frente desse colegiado até 2022.
“É uma honra muito grande ter sido escolhido para essa nobre missão de comandar o Conselho do Sebrae, entidade que é sinônimo de eficiência. Apesar de já ter exercido funções de todos os tipos no plano municipal, estadual e federal, recebo esse mandato como uma nova experiência, um novo desafio. Eu já conheço parte preponderante do trabalho do Sebrae. Quando cheguei ao Piauí, trabalhei no NAI, que era o Núcleo de Assistência Industrial, que mais tarde se tornou Sebrae. Então, estive na origem dessa instituição. Farei e darei tudo de mim para que o Sebrae continue nessa linha de eficiência que adotou no Brasil e no Piauí”, declarou Freitas Neto.
Freitas Neto, que já ocupou cargos importantes nas esferas estadual e nacional, tem um currículo bastante denso, acumulando em sua biografia cargos de Governador do Estado, deputado estadual e federal, senador da República, secretário e ministro de Estado.
Fazem parte do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí representantes das seguintes entidades: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Piauí, Sedet; Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Piauí, FCDL; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; Associação Comercial Piauiense, ACP; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Fecomércio; Associação Industrial do Piauí, AIP; Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; Faepi; Universidade Federal do Piauí, UFPI; Banco do Nordeste do Brasil; Caixa Econômica Federal, Instituto Euvaldo Lodi, Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar; e Sebrae Nacional.
A DIRETORIA EXECUTIVA
Na ocasião, também foi eleita a diretoria executiva da instituição para o quadriênio 2019/2022. Na Superintendência, permanece o advogado Mário Lacerda. O bacharel em Ciências Contábeis, Delano Rocha, foi reconduzido à Diretoria Técnica; e o advogado Júlio César de Carvalho Lima Filho assumirá a Diretoria Administrativo-Financeira, substituindo o empresário Ulysses Moraes.
Mário José Lacerda de Melo, natural de Recife (PE), já ocupou cargo de diretor técnico do Sebrae no Piauí nos biênios 2007/2008 e 2009/2010. Também exerceu o cargo de Secretário de Estado da Fazenda do Piauí, tendo ainda passagens por diretorias de outros órgãos estaduais. É diretor superintendente do Sebrae no Piauí desde 2011.
Delano Rodrigues Rocha exerceu o cargo de diretor técnico do Sebrae no Piauí nos biênios 2003/2004 e 2005/2006 e de diretor-superintendente de 2007 a 2010, voltando a ocupar o cargo de diretor técnico em 2011, se mantendo até hoje.
Júlio César de Carvalho Lima Filho já ocupou os cargos de secretário executivo de Governo e secretário municipal da Juventude da Prefeitura Municipal de Teresina. Chega ao Sebrae para compor a área administrativa da casa.
Fonte: Ascom