Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: “Fique no seu lugar”, diz juiz a advogada; OAB/DF aprova desagravo
Share
23/05/2025 8:58 PM
sexta-feira, 23 maio, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
DestaqueNotícias

“Fique no seu lugar”, diz juiz a advogada; OAB/DF aprova desagravo

Redação
Last updated: 11/03/2025 11:47 AM
Redação Published 11/03/2025
Share
juiz
SHARE

O Conselho Pleno da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) aprovou o desagravo público em defesa da advogada Cristiane Battaglia Vidilli, que foi alvo de condutas abusivas por parte do juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira, à época da Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras. O relator do caso foi o conselheiro seccional Samuel Santos.

A decisão foi motivada por violações às prerrogativas da advogada durante a condução de uma audiência pelo magistrado. Na defesa de seu cliente nos autos da ação penal, a advogada foi repetidamente interrompida pelo juiz, que usou um tom desrespeitoso e irônico para desacreditar a sua atuação.

O magistrado, ao impedir a defesa e tratar a advogada de forma desrespeitosa, demonstrou parcialidade e cerceou o contraditório, violando o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94) que assegura a inviolabilidade profissional do advogado e a igualdade hierárquica entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público.

Além do desagravo público, o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, informou que a Ordem fará uma representação disciplinar contra o juíz. “Exigimos a responsabilização e as punições a esse magistrado, que tem reiteradamente desrespeitado as prerrogativas da advocacia. Realizemos a leitura do desagravo em ato público, na porta do tribunal, em protesto contra esse magistrado.”

A advogada Cristiane afirmou que durante a audiência, o juiz utilizou expressões como ‘seja madura’ e interrompeu a advogada constantemente. “O que mais me chamou a atenção foi uma frase específica. Na última audiência, ele disse: ‘Doutora, a senhora fique no seu lugar.’ Essa afirmação demonstra, de maneira clara, a soberba do juiz em relação a uma advogada,” endossou Cristiane.

Em seu voto, o relator do caso, conselheiro Samuel Santos, destacou que a atitude do juiz viola o direito de inviolabilidade do advogado no exercício de suas funções.“Incumbia ao magistrado, ora representado, fazer vigente a lei. Mas não: ele próprio viola a norma, ao se imiscuir nos atos de defesa, desmerecer a advogada, inclusive com ironias incompatíveis com a solenidade do ato judicial.”

Apoio

O diretor de prerrogativas, Newton Rubens, destacou a importância da perspectiva de gênero no caso. “O fato evidencia uma grave violação de prerrogativas, especialmente sob a ótica da perspectiva de gênero. É forçoso a união da classe solidarizando com a colega advogada e enaltecendo a galhardia e coragem desta para o enfrentamento dos abusos de direito e da falta de urbanidade magistrado. A Ordem continua vigilante e firme, para garantir o respeito a advocacia, pouco importando quem seja a autoridade.”

Raquel Cândido, diretora tesoureira da OAB/DF, garantiu que Cristiane Battaglia terá o apoio da instituição. “Aqui na OAB/DF, a senhora sempre será colocada em um espaço de proteção e de defesa das suas prerrogativas profissionais — enquanto mulher, enquanto advogada —, e estaremos todos vigilantes para garantir isso. Não admitiremos situações como essa, assim como não temos admitido.”

Nildete Santana de Oliveira, diretora da mulher da OAB/DF, expressou preocupação com o crescente número de reclamações contra juízes que desrespeitam advogadas, especialmente em casos de família. “Ele não julga, não dá andamento ao processo, faz piadinha, que é uma maneira total e completa de cometer violência contra uma advogada no exercício de sua profissão. E nós, nesta Casa, não admitimos isso.”

"Fique no seu lugar", diz juiz a advogada; OAB/DF aprova desagravo 2

Uso de aeronave para acrobacias inviabiliza indenização, diz TJ-MG

Lei que muda cálculo de gasto com publicidade institucional é suspensa

Decisões reduzem aluguel de estabelecimentos comerciais

STJ envia ao STF habeas corpus de desembargador aposentado compulsoriamente por venda de decisões

Advocacia aguabranquense prestigia posse da nova diretoria da Subseção

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?