Faculdade promove Trote Solidário com campanha de doação de sangue

Dados recentes do Ministério da Saúde alertam que a queda de doação de sangue tem impactado os estoques de várias cidades do País de acordo com relatos dos hemocentros. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira – 16 a cada mil habitantes – doa sangue. Apesar disso, o volume doado não é suficiente para atender a demanda da população e em Teresina a situação é ainda mais complicada. Constantemente falta sangue no banco do hemocentro da capital.

Mas muitas iniciativas voluntárias ajudam a superar parte do problema. É o caso da ação da Faculdade Facid Wyden, que há mais de 15 anos promove, a cada semestre, na chegada de novos alunos, o chamado Trote Solidário. O evento substitui a tradicional calourada por uma ação social envolvendo alunos, professores e a comunidade, promovendo uma ação de Responsabilidade Social, além do despertar para a cidadania.

Neste inicio de retorno do período letivo, a campanha de doação de sangue, realizada em parceria com o HEMOPI, acontece nos dias 14 e 15 de agosto, nos períodos manhã e tarde na sede da Faculdade, no prédio do Centro de Atendimento e Serviços Integrados – CASI 1. No local, o Hemopi leva toda sua estrutura para atender a população em geral.

É importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.

Hortência Rocha, Gerente de doação do Hemopi, destaca a empolgação e a solidariedade dos jovens acadêmicos da Faculdade que se engajam no processo de incentivo de novos doadores.
Segundo ela, além de repor os estoques do banco de sangue, o Trote Solidário ajuda a conseguir novos doadores fidelizados, ou seja, aqueles que fazem a doação pelo menos duas vezes ao ano.

Fonte: Ascom

Veja Também

Testes da vacina de Oxford contra Covid-19 voltam no Brasil nesta segunda, diz laboratório

AstraZeneca anunciou retomada dos testes em todo o mundo e Anvisa aprovou continuidade. Protocolo tinha …