Relatório Eat, Drink & Be Healthy, elaborado pela Kantar Worldpanel, após análise em oito países, aponta uma mudança nos hábitos alimentares das famílias.
De acordo com o levantamento, o lanche saudável está em alta, mesmo com as pessoas se alimentando cada vez menos em casa. A fruta fresca, por exemplo, aumentou sua presença na mesa dos consumidores, enquanto que o café da manhã segue sendo a principal refeição feita nos lares mundialmente.
Com as refeições principais ficando mais simples e leves, além da diminuição do consumo de proteína animal, o número de pratos servidos no almoço e jantar registrou queda de 6% em 2018. As escolhas baseadas na saúde e bem-estar impactaram também na ampliação do mercado de bebidas, com opções como sucos e smoothies ganhando espaço frente aos produtos de grandes marcas.
No Brasil, 59% das ocasiões no meio da manhã são dominados por frutas, e a categoria também ocupa mais da metade dessas ocasiões em Portugal e Espanha.
O consumo de água aumentou em todos os oito mercados. Já os refrigerantes têm perdido espaço.
Os consumidores de hoje querem saber exatamente o que entra em seus produtos. Esse desejo juntamente com a demanda por mais ingredientes saudáveis, naturais e orgânicos, levou a um boom nas bebidas caseiras.
Fonte: New Trade