Contribuintes já podem fazer a Declaração do Imposto de Renda 2018

Os brasileiros devem realizar a Declaração do Imposto de Renda 2018 até o dia 30 de abril. A novidade para este ano é que as pessoas que sacaram nas contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em 2017, devem declarar o valor sacado.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade UNINASSAU Teresina, Jaciara Silva, não haverá cobrança em cima do valor sacado. “As pessoas que sacaram das contas inativas no ano passado devem declarar este valor como isento. Não haverá cobrança de imposto, mas é preciso ter muito cuidado para não errar ao fazer a declaração”, explica.

A contadora lembra que o ideal é pedir ajuda de um profissional de contabilidade na hora de preencher a declaração. “Se o contribuinte tiver alguma dúvida, o ideal é pedir ajuda a um contador, pois basta apenas um erro para cair na malha fina da Receita Federal”, observa.

A Receita Federal anunciou que neste ano cerca de 28,8 milhões de contribuintes devem realizar a declaração. Aquele que não prestar contas ao Leão ou fora do prazo pagará uma multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo é correspondente a 20% do imposto devido.

Fonte: Ascom

Veja Também

Estudo: Pfizer é mais eficaz contra Delta com intervalo de 8 semanas 

Bula indica 21 dias entre doses, Brasil e outros países usam 12 semanas de distanciamento; …