quarta-feira , dezembro 8 2021

Estudantes da Uespi produzem podcast sobre os conflitos no Afeganistão

A grave crise política em alguns países do continente asiático tem gerado uma série de discussões em todo o mundo. Na Uespi, o Podcast Ar Maria me Conta essa História, organizado pelos alunos do curso de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), discutiu as temáticas: as relações de Estado e Religião no Oriente Médio e a Luta das mulheres por direitos no Afeganistão.

O trabalho, segundo os organizadores, contribui para explicar a situação ocorrida no país para os estudantes das escolas municipais Ceti Helvídio Nunes e Unidade Escolar Cazulinha Freire, em Teresina, que são beneficiados com as ações do Pibid/história.

Estado e Religião: o Oriente Médio

De acordo com um dos criadores do episódio sobre Estado e Religião no Oriente Médio, Antonio Emerson, a temática foi escolhida para compartilhar informações de extrema importância sobre o Oriente Médio, desmitificar a região de concepções e estigmas equivocados, além de despertar a curiosidade nos alunos.

“Fazer parte do podcast Ar Maria me Conta essa História tem sido uma experiência muito gratificante e agregadora para a minha formação. A gente tem visto o quanto é interessante explorar os conteúdos de História utilizando outros tipos de recursos e acredito que tem sido muito eficiente em sua função. Então, em geral, posso dizer que está sendo ótimo e muito frutífero”, aponta o discente.

Além de Antonio Emerson, o episódio conta com produção do, também, estudante do curso de História, Antônio Francisco Oliveira.

Afeganistão: mulheres e direitos

Segundo a apresentadora do episódio Afeganistão: mulheres e direitos, Jennefer Morais, o público feminino da região é o mais prejudicado com a volta do Talibã ao poder. “Como podemos acompanhar nos jornais, o retrocesso está evidente, as mulheres estão perdendo o pouco do que já tinham conquistado. Para informar sobre essa situação de maneira contextualizada, decidimos abordar esse tema tão importante de ser debatido. Fazer o podcast tem sido uma experiência maravilhosa e inovadora para mim. Além disso, o que mais gostei é que, além de gravar, fazemos a criação de roteiro, edição, cards, a gente acabar se divertindo com tudo isso. Quando o projeto está finalizando, a sensação é de trabalho cumprindo. É muito bom ver a repercussão entre os alunos, professores e até mesmo familiares, comentando sobre os assuntos dos podcast”, aponta a discente.

Além de Jennefer Morais, o episódio conta com roteiro e edição de Raylana Maria Brito.

Escute os 10 episódios já produzidos pelo projeto nas plataformas Spotify, Anchor e no Blog do Pibid História Uespi.

 


Fonte: UESPI

Veja Também

Black Friday no UniFacid oferece 40% de desconto nos cursos presenciais e semipresenciais

Instituição concede condições especiais para cursos presenciais, semipresenciais e a distância A tradicional data americana, …