Lidar com a gestão de um negócio requer pensamento estratégico, proatividade e busca por resultados. Tais habilidades serão importantes para que os momentos de crise sejam encarados de maneira focada e, assim, as decisões tomadas tenham embasamentos seguros. Crises financeiras, por exemplo, causam grandes preocupações entre os gestores.
Mas, não é sobre crises que quero conversar com você, querida pessoa. Hoje, quero falar sobre como tirar uma empresa do vermelho. Se a sua empresa está nesta situação, confira as dicas a seguir que te ajudarão a lidar com este problema com maior eficácia e segurança. Vamos lá?
1 – Faça um levantamento de todas as dívidas
Antes de tomar qualquer decisão sobre o que fazer, é importante que você saiba qual é a real situação das finanças da sua empresa. Portanto, reúna com todos os colaboradores ligados ao departamento financeiro e faça um levantamento das dívidas que a sua empresa possui. Aqui será possível identificar quais são as principais causas que levaram a sua empresa ao endividamento. Foram gastos necessários? São os impostos? Desperdícios?
2 – Veja as prioridades e urgências
Antes de traçar o planejamento para tirar a sua empresa do vermelho, é importante identificar quais são as dívidas que precisam ser quitadas com maior urgência e quais podem esperar um tempo a mais. Quanto mais urgente for a quitação da dívida, maior será a prioridade dela. Portanto, ao listar as dívidas da sua empresa, ordene-as de acordo com o nível de prioridade das mesmas.
3 – Corte os gastos supérfluos
Com os levantamentos feitos nas etapas anteriores, já é possível saber quais são os gastos que podem ser reestruturados e aqueles que são supérfluos. Excessos com contas de telefone, energia e água, por exemplo, podem ser cortados com campanhas de conscientização e mudança de hábitos. O mesmo vale para o uso de papéis, que podem ser reaproveitados como rascunhos. Copos descartáveis podem ser substituídos por canecas. O que for supérfluo deve ser cortado e o que pode ser economizado, precisa passar pela contenção de gastos.
4 – Se prepare para as negociações
Antes de partir para as negociações das dívidas, estude as melhores formas e condições de pagamento para a organização empresarial. Faça um levantamento de quanto a sua empresa pode oferecer nas negociações. Avalie também quais são as possibilidades de haver descontos para quitação de dívidas. Assim, você estará melhor preparado para negociar as dívidas da empresa com maior segurança e eficácia.
5 – Se for preciso, contrate um consultor ou um auditor
Tirar uma empresa do vermelho requer o trabalho de muitas pessoas, além de estudo e preparo das pessoas envolvidas no processo. Caso a sua equipe de gestores encontre dificuldades para buscar soluções que revertam o quadro financeiro da sua empresa, não hesite em contratar um consultor financeiro. Se houver dificuldades para identificar as causas e dívidas, contrate um auditor financeiro. Existem vários profissionais deste setor que podem contribuir de maneira positiva com o sucesso da sua empresa.
6 – Não misture contas pessoais com as contas da empresa
Em momento algum é recomendado misturar questões de pessoa física com pessoa jurídica. Não utilize seus rendimentos pessoais com os rendimentos da empresa. Esta regra vale também para as dívidas: não misture dívidas pessoais com dívidas da empresa.
7 – Atitudes drásticas serão necessárias
Situações drásticas pedem soluções drásticas. Pode ser a demissão de colaboradores, grandes cortes de gastos, mudança de local. O importante é que você e seus gestores estejam preparados para enfrentar a situação como deve ser feito. Pode ser que algumas destas soluções não sejam agradáveis, mas foque na eficácia e nos resultados que poderão ser obtidos.
8 – Envolva seus colaboradores
Tão importante quanto tomar decisões e aplicar soluções necessárias é ter com quem contar neste momento. Eu costumo dizer sempre que empresas são feitas por pessoas, pois sem elas é impossível obter resultados. Tirar a empresa do vermelho requer implantar uma série de mudanças dentro da empresa; mudanças que impactarão o cotidiano dos colaboradores. Portanto, mostre aos seus colaboradores a situação da sua empresa, mostre a eles que a participação de todos neste processo será fundamental. Dê a eles a oportunidade de apresentar ideias que contribuirão com a quitação das dívidas ou até mesmo com o crescimento do rendimento da empresa.
9 – Faça um planejamento
Após o levantamento das dívidas e das soluções para estas questões, é importante traçar um bom planejamento estratégico. Inclua no planejamento as ações e metas para que a sua empresa saia do vermelho de maneira organizada e eficiente. Divulgue este planejamento entre os colaboradores para que todos possam seguí-lo com o devido comprometimento.
10 – Tire lições do momento
Tão importante quanto agir e solucionar o problema é tirar lições para que esta situação não se repita em um momento futuro. Tirar uma empresa do vermelho pode ser, por vezes, bastante cansativo. Porém, encare-o como uma oportunidade valiosa para extrair lições para você e para a sua empresa. Os momentos de crises exigem criatividade e inovação. Pode ser que neste momento você identifique um novo mercado a ser explorado, por exemplo. Ou você perceba que chegou a hora de promover mudanças em seus produtos e serviços. Aproveite-o para viver momentos de intensa criação, desenvolver novas habilidades e despertar o seu potencial infinito.
Crédito: Coach José Roberto Marques