Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
terça-feira, 21 jul, 2026
terça-feira, 21 jul, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Notícias - Condenação transitada há mais de cinco anos não pode aumentar pena

Notícias

Condenação transitada há mais de cinco anos não pode aumentar pena

Redação
Last updated: 03/08/2018 8:50 AM
Redação
Published: 03/08/2018
Share
acond
SHARE

Se a passagem do tempo impede que condenações anteriores configurem reincidência, esse mesmo fundamento — o limite de 5 anos — deve ser aplicado em casos de condenações transitadas em julgado. Em tese, esses processos poderiam ser usados como antecedentes do réu, mas considerá-los como causa de aumento de pena viola a proibição constitucional a punições perpétuas e o princípio da dignidade.

Com esse entendimento, a 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que julga matéria penal, deu provimento a embargos infringentes e de nulidade excluindo dois meses da pena de um réu condenado por contrabando de cigarros. Os meses haviam sido adicionados à pena como maus antecedentes pela 8ª Turma do TRF, mas a condenação já havia transitado em julgado há mais de cinco anos.

Em primeira instância, o réu foi condenado a um ano com pena substituída por restritiva de direitos. Mas, como ele já tinha uma condenação criminal de 2004 por “perturbação do sossego alheio com instrumentos sonoros”, teve a pena aumentada em dois meses por maus antecedentes.

De acordo com o voto da relatora do recurso na 4ª Seção, desembargadora Salise Monteiro, o artigo 64 do Código Penal proíbe o uso de condenações transitadas em julgado há mais de cinco anos pelo cumprimento. Mas o prazo para a caracterização de maus antecedentes é de 10 anos, o que permitiria que o crime anterior fosse considerado na primeira fase da dosimetria para aumentar a pena-base.

A desembargadora Salise, em seu voto, explicou que seguiria a orientação do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a repercussão geral de um recurso sobre o tema em 2009, que ainda não foi julgado. A corte, segundo a desembargadora, vem decidindo que aumentar a pena por condenação cumprida há mais de cinco anos afronta o princípio da vedação da adoção da pena perpétua.

Em sua decisão, Salise afirmou que a justificativa da turma no caso concreto acaba rotulando o réu como um “perpétuo delinquente”. “A bem da verdade, o réu condenado já pagou pelos seus erros na quantidade e qualidade de pena por aquele fato anterior, não podendo pelo novo fato delitivo sofrer consequências penais de forma perpétua”, afirmou.

A desembargadora adotou o voto divergente da 8ª turma, do desembargador João Pedro Gebran Neto, no sentido de excluir os 2 meses da pena do réu, mas fixar a pena em regime semiaberto e não restritivas de direito. Restaram vencidos os desembargadores Vitor Laus, Cláudia Cristofani e Leandro Paulsen.

Fonte: Consultor Jurídido

Operação investiga esquema de fraude em licitações em Brejo do Piauí
Mantida condenação de empresa de ônibus por dispensar motorista que apresentou denúncia ao MPT
Tribunal oferece dois novos cursos a distância
Planos de Saúde são obrigados a fazer exames sorológicos para Covid19
Americanas promove mudança societária para correr atrás de Magalu e Mercado Livre
TAGGED:anosaumentopena
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?