quinta-feira , dezembro 3 2020

Como definir o tema do TCC na área do Direito

Quando o término do curso de pós-graduação vai se aproximando, muitos alunos ficam indecisos quanto à escolha do Trabalho de Conclusão de Curso. Se você também sente dificuldade para definir o seu tema, já pode ficar tranquilo. É que, especialmente para o ajudar nessa missão, elencamos três dicas valiosas com o coordenador de negócios da pós graduação Estácio/CERS, Cristiano Mendes. Confira:

Troque ideias

Antes de qualquer passo, é importante que você converse com outras pessoas que já tiveram a experiência da pós-graduação em Direito. Ao trocar ideias com professores e especialistas, você poderá provocar um “insight” e, a partir dele, definir o seu tema. Além disso, também vale a pena pesquisar na internet, afinal, a web é um campo vasto em conteúdo.

Identifique-se

É importante que você tenha identificação com o tema que escolher. A produção do seu conteúdo será muito mais prazerosa se você gostar do assunto que estiver destrinchando. Inclusive, se você já estiver inserido do mercado de trabalho e pretende investir em sua carreira na empresa, defina uma temática que esteja relacionada com o seu escopo. Assim, você estará apto para aplicar as melhorias que detectar ao longo da sua tese em sua área de atuação. Da mesma forma, se você tiver interesse em mudar de campo, direcione seus estudos para onde deseja exercer sua profissão.

Atualize-se

Um bom profissional está em constante atualização, principalmente na área do Direito por conta dos entendimentos dos tribunais em relação às leis. Saber o que vem sendo discutido ultimamente é fundamental para se manter em dia com os seus conhecimentos e à seara em que você atua. O seu tema pode estar relacionado a assuntos que estejam em evidência. Mas atenção! Se você tiver em mente alguma temática que não venha sendo pesquisada, mas que mereça atenção, não deixe de investir nela.

Ponto em prática

Pronto! Após executar cada uma das dicas acima, você perceberá que a definição do seu TCC será muito mais simples do que imaginava. Lembre-se ainda que você precisará de muita dedicação para esplanar as ideias e desdobramentos em sua tese. Na hora de escrever o documento, uma dica é escolher um local onde você consiga se concentrar sem interrupções para que o seu texto possa fluir sem obstáculos.

Fonte: Cers

Veja Também

USP, Unicamp e Unesp freiam plano de retomada após alta de internações pela covid-19

Universidade de Campinas adiou para dezembro próxima fase da flexibilização e USP fala em quadro …