quarta-feira , setembro 30 2020

UFPI cede equipamentos para auxiliar de forma mais rápida os teste do COVID – 19

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), cedeu ao Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Costa Alvarenga” (LACEN-PI) dois aparelhos qPCR para auxiliar no aumento da capacidade de testes do COVID – 19.

O qPCR, ou PCR em Tempo Real, é um equipamento que detecta e quantifica DNA/RNA e consegue diagnosticar infecções virais como o COVID- 19.

Os vírus são microorganismos muito pequenos e a utilização de ferramentas de biologia molecular possibilitam diagnosticar de forma mais rápida as infecções virais.

De acordo com o Comitê Gestor de Crise (CGC), a cessão dos dois aparelhos feita ao LACEN-PI foi intermediada pelo do Prof. Dr. Carlos Henrique Nery Costa, médico infectologista e professor da UFPI e a Profa. Nadir Nogueira (Vice-Reitora da UFPI e Membro do Comitê Gestor da Crise-CGC/UFPI COVID – 19).

Os laboratórios de referência para o diagnóstico de COVID-19 como o LACEN de Teresina estão utilizando kits de diagnóstico que precisam do aparelho de qPCR para realizar suas análises e consequentemente o diagnóstico.

A cessão temporária de duas máquinas de qPCR que a UFPI fez para o LACEN aumentarão a capacidade de análise das amostras suspeitas dinamizando o diagnóstico dessa doença, que tanto está impactando a saúde pública no mundo inteiro.

Um diagnóstico mais precoce possibilita uma intervenção apropriada, seja para a quarentena, seja para a intervenção hospitalar.

UFPI

Veja Também

Ministro defende discussão sobre redução da maioridade penal

O Brasil deveria se espelhar na legislação de outros países em que há maior proteção …