O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), firmou parceria com a Escola de Música Dona Gal, localizada no bairro Parque Alvorada, zona Norte de Teresina, a fim de desenvolver e divulgar o projeto: “Música para conciliar”. O projeto consiste em mostrar a música como mediadora de conflitos no tocante ao sentimento de paz e tranquilidade que ela proporciona às pessoas.
Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação do TJ-PI, a coordenadora da Escola de Música Dona Gal, Vânia Sales, explana “que a música toca a alma das pessoas, pode instigar o sentimento de paz do ser humano e isso contribui para que as pessoas possam chegar a um consenso e resolver um acordo com paz”.
A coordenadora da Escola acrescenta: “Nós , professores e alunos da Escola de Música Dona Gal, trabalhamos o conceito de solidariedade em nosso projeto, recebendo doações e ajudando as pessoas. É uma grande honra poder representar a Escola nessa parceria com o Tribunal de Justiça. Acreditamos que a justiça deve começar primeiramente pela busca da paz. ”
A magistrada, juíza Lucicleide Pereira Belo, coordenadora do CEJUSC, reitera a importância da música no processo de conciliação dos conflitos: ” Nesta edição, trouxemos a música como forma de acalmar as pessoas, colaborando com este processo. Serão várias apresentações em diversos locais”.
Na abertura da XIII Semana Nacional de Conciliação, a Escola de Música Dona Gal se apresentou e foi homenageada pelo Tribunal de Justiça do Piauí pela parceria firmada e pelo trabalho feito no estado.
A Semana Nacional da Conciliação acontecerá até sexta-feira (09/11) e tem como objetivo promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito, que podem resolver seus litígios amigavelmente, por meio de um acordo.
Fonte: Ascom