Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Auxílio Emergencial: como liberar a conta bloqueada no aplicativo Caixa Tem
Share
05/07/2025 7:31 PM
sábado, 5 jul, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Auxílio Emergencial: como liberar a conta bloqueada no aplicativo Caixa Tem

adm
Last updated: 22/07/2020 7:29 PM
adm Published 22/07/2020
Share
auxi 22
SHARE

Caixa bloqueou ‘centenas de milhares’ de contas poupança digital do banco por suspeita de fraude no recebimento do benefício. Ministério da Cidadania fala em 1,3 milhão de contas bloqueadas. Contas também foram problemas de cadastro.

A suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial levou a Caixa Econômica Federal (CEF) a bloquear ‘centenas de milhares’ de contas contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício.

Contents
Caixa bloqueou ‘centenas de milhares’ de contas poupança digital do banco por suspeita de fraude no recebimento do benefício. Ministério da Cidadania fala em 1,3 milhão de contas bloqueadas. Contas também foram problemas de cadastro.Fraudes X problemas em cadastrosComo liberar a conta?1. Bloqueio completo por suspeita de fraude2. Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a maioria das contas bloqueadas foram utilizadas por hackers, que se aproveitaram da liberação para utilizar um mesmo celular para cadastrar vários pedidos do Auxílio Emergencial. Ele ressaltou, no entanto, que pessoas honestas também foram penalizadas pela medida de bloqueio.

O Ministério da Cidadania informou que 1.303.127 milhão de CPFs foram enviados à Caixa para para bloqueio e realização de uma verificação detalhada por suspeita de fraudes. Não é possível ainda afirmar que esses CPFs sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o benefício.

Fraudes X problemas em cadastros

Mas, segundo o presidente da Caixa, há uma separação de fraudes constatadas pela Caixa e pelo Ministério. Segundo ele, os CPFs em questão têm problemas de natureza de cadastro e elegibilidade para o Auxílio Emergencial, e pertencem a um banco de dados que a Caixa não acessa. Guimarães diz que o banco apenas acata a decisão do Ministério para realizar pagamentos.

Os bloqueios realizados pela Caixa são de fraudes operacionais, como criação de contas cujo dinheiro foi desviado. Guimarães não deu números de quantos beneficiários tiveram o acesso prejudicado às contas digitais.

Como liberar a conta?

Em resposta às fraudes identificadas, o banco dividiu as contas bloqueadas em dois grupos, que recebem mensagens diferentes pelo app de acordo com o problema identificado pelo banco. As fraudes propriamente ditas são 51% do total. As inconsistências cadastrais, 49%.

As orientações para desbloqueio das contas valem a partir desta quinta-feira (23).

  1. Bloqueio completo por suspeita de fraude (51%)
  2. Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente (49%)

1. Bloqueio completo por suspeita de fraude

Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas e receberam no aplicativo Caixa Tem a mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem seguir as datas de crédito do dinheiro em conta e procurar a agência para comprovar sua identidade. São essas as pessoas cujas contas estão sob suspeita de fraude.

Tela que indica bloqueio de conta no app Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

 

 

Tela que indica bloqueio de conta no app Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

“Não adianta procurar se você nasceu em outubro neste momento que estamos pagando em janeiro. Não vai adiantar a liberação do Caixa Tem se o depósito só será feito daqui duas semanas, 20 dias. Isso é muito importante para que se evite qualquer aglomeração”, diz o presidente da Caixa. Veja aqui o calendário completo.

2. Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente

O banco também bloqueou acesso de contas por inconsistências de documentação, que podem ser resolvidas pelo próprio app Caixa Tem. Esse grupo não precisa ir pessoalmente à agência e pode resolver pelo aplicativo.

É preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida. No menu “Liberar Acesso”, o beneficiário receberá uma mensagem dizendo “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”. Em seguida, um outra diz “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”.

Mensagem para beneficiários que devem enviar documentos para a Caixa para regularização do Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

 

 

Mensagem para beneficiários que devem enviar documentos para a Caixa para regularização do Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

O link em questão deve redirecionar para uma janela do WhatsApp, em que os documentos pendentes serão pedidos. “Fundamental que isso [mensagem com o link] só vale para o aplicativo do Caixa Tem. Nenhum outro aplicativo tem validade”, reforça Guimarães.

“O único aplicativo que essa informação é válida é o do Caixa Tem. Relevante isso para evitar qualquer tipo de envio de documentação dos clientes para qualquer pessoa que não esteja efetivamente analisando essa questão”, diz.

G1

Nova Nota Fiscal entra em teste em julho: entenda o que muda com a Reforma Tributária

Prestadores de serviços públicos inadimplentes ficarão sem energia

STJ mantém condenação de réu investigado por delegado que omitiu suspeição

Vetos de Bolsonaro podem reduzir eficácia de marco legal do saneamento básico

TRE-PI divulga data do sorteio de urnas eletrônicas que passarão por auditorias

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?