sexta-feira , setembro 17 2021

Aumenta procura por cirurgia plástica entre adolescentes no Brasil

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a busca por cirurgias plásticas tem sido cada vez mais frequente entre as entre jovens do sexo feminino com idades entre 13 a 18 anos. Para os cirurgiões, nessa fase as adolescentes passam por diversas mudanças comportamentais e o acesso as redes sociais motivam a busca por um padrão de beleza imposto e acarreta na procura cada vez mais precoce por procedimentos cirúrgicos.

Entre as cirurgias mais procuradas estão a rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) e o aumento das mamas. De acordo com a ISAPS, das cirurgias realizadas nessa faixa etária, 35% são correspondentes a próteses mamárias.

Segundo o cirurgião plástico piauiense, Antônio Castelo Branco de Deus não existe uma idade mínima para operar e cada caso deve ser avaliado separadamente. “No entanto, o ideal para operar qualquer adolescente é aguardar a idade de maturação do corpo, que é muito variada”, alerta o médico.

O cirurgião relata que, no caso das cirurgias de rinoplastia, é necessário que a face do jovem tenha completado o crescimento, e no caso das mamas, em algumas situações, podem ser operadas mais cedo, pois algumas adolescentes se desenvolvem mais rápido. Mas ele alerta que a avaliação individualizada é imprescindível.

Outra preocupação que se deve ter na avaliação da cirurgia é entender o que a adolescente está passando e avaliar o quadro psicológico. “É preciso analisar se isso está impactando na vida da pessoa, se está causando problemas de relacionamento, em casa, colégio. A principal mensagem é de apoio e não criar falsas expectativas. Devemos entender o que aquele formato físico gera no jovem”, finaliza o cirurgião plástico.

Fonte: Ascom

Veja Também

Ministério de Saúde já prevê aumento nas internações por covid em setembro

Segundo o Ministério da Saúde, há uma possibilidade de alta nos casos de covid-19 no …