Amazon vale US$ 415 bi após a pandemia; veja as 10 marcas mais valiosas

Estudo anual da Kantar mostra que o investimento em tecnologias disruptivas impulsiona empresas tradicionais, como a Mastercard; Microsoft subiu no ranking

pandemia impulsionou empresas que apostam na digitalização como parte essencial de seus serviços. É o que mostra o levantamento anual da consultoria Kantar, intitulado Brandz Top 100, que divulga as companhias mais valiosas do mundo. A Amazon ganhou mais de 130 bilhões de dólares em valor de mercado após o coronavírus, figurando no topo do ranking.

Empresas que buscam tecnologias disruptivas para melhorar a experiência digital dos consumidores também subiram no ranking. É o caso da Mastercard, que segundo a Kantar se mostrou “resiliente” e neste ano figura como a 10ª companhia mais valiosa do mundo. A Visa (5º) reforça esta tendência.

Mudança na cultura corporativa, sistemas abertos e crescimento dos negócios na nuvem ajudaram a Microsoft a ultrapassar a Google no ranking, que perdeu receita com anúncios durante a pandemia.

Cinco empresas entraram para o ranking das 100 mais valiosas, entre elas a chinesa Tik Tok, aplicativo de vídeos curtos.

Outros destaques do estudo mostram como a reinvenção das empresas e o investimento em tecnologias se tornaram ainda mais valiosos após a pandemia. A rede de pizzarias Domino’s liderou a categoria de aumento de valor de mercado, com 12% de ganhos. A estratégia envolve entregas mais rápidas com pizzas ainda quentes.

Por outro lado, o estudo mostra que, embora as empresas de tecnologia tenham muita força, problemas envolvendo o uso de dados de usuários levaram à perda de valor pelo Facebook.

 

Confira as 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Kantar:

 

1º – Amazon 

Valor de mercado: 415 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +32%

 

2º – Apple

Valor de mercado: 352,2 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +14%

 

3º – Microsoft

Valor de mercado: 326,5 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +30%

 

4º – Google

Valor de mercado: 323,6 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +5%

 

5º – Visa

Valor de mercado: 186,8 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +5%

 

6º Alibaba

Valor de mercado: 152,5 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +16%

 

7º – Tencent

Valor de mercado: 150,9 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +15%

 

8º – Facebook

Valor de mercado: 147,1 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: -7%

 

9º – McDonald’s

Valor de mercado: 129,3 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: -1%

 

10º – Mastercard

Valor de mercado: 108,1 bilhões de dólares

Variação sobre 2019: +18%

 

Exame

Veja Também

“Você precisa abdicar de algumas coisas para fazer dar certo”, diz Isabela Matte, que ficou milionária aos 14 anos

“Eu só descobri que já tinha conquistado meu primeiro milhão há pouco tempo”, conta a empreendedora e …