Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quarta-feira, 22 jul, 2026
quarta-feira, 22 jul, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Notícias - Ex-prefeito tem bens bloqueados por não prestar contas de educação

Notícias

Ex-prefeito tem bens bloqueados por não prestar contas de educação

Redação
Last updated: 12/10/2018 7:59 AM
Redação
Published: 12/10/2018
Share
aed
SHARE

A não prestação de contas ou a ausência de justificativa para o fato são circunstâncias indiciárias do suposto dano (in re ipsa), fato suficiente para a decretação da indisponibilidade de bens.

Esse foi o entendimento aplicado pelo desembargador Olindo Menezes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao determinar o bloqueio de bens do ex-prefeito de Icatu (MA), Juarez Alves de Lima, por não prestar contas de verba para educação.

Ele é alvo de ação de improbidade administrativa proposta pela Advocacia-Geral da União em nome do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo a AGU, o ex-prefeito não comprovou a aplicação de R$ 36 mil repassados pelo FNDE entre 2009 e 2011, mesmo notificado pelo órgão. Por isso, a AGU ingressou com ação de improbidade com pedido de liminar para que fossem bloqueados os bens do ex-prefeito.

Após ter o pedido de liminar negado em primeira instância, o órgão recorreu ao TRF-1, que determinou o bloqueio.

Na decisão, o desembargador Olindo Menezes explicou que falta de apresentação de contas ou justificativa por parte do ex-prefeito é um indício do suposto dano, sendo suficiente para a decretação da indisponibilidade. Além disso, afirmou que para decretar a medida em ação de indisponibilidade, o perigo da demora é presumido.

“Evidenciado, ainda que indiciariamente, o dano ao erário, pela ausência de prestação de contas, o periculum in mora é presumido, autorizando a decreto de indisponibilidade, mas que não pode ser excessiva, devendo limitar-se aos ativos necessários ao ressarcimento integral do dano”, afirmou.

Fonte: Consultor Jurídico

What You Need to Know about New Covid Variants
A 14 dias do fim do prazo, menos da metade declarou Imposto de Renda
Grupo de trabalho vai elaborar Política Nacional de Saúde de migrantes
Celso Barros Neto empossa diversos presidentes de Subseções no interior do Piauí
Concurso Receita Federal 2019
TAGGED:educacaoexprefeito
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?