A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) deu um passo importante para ampliar sua atuação no campo acadêmico com a criação da Revista da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (RPGE Piauí). A novidade foi oficializada pela Resolução CSPGE nº 01/2025, aprovada pelo Conselho Superior da instituição.
O objetivo da revista é funcionar como um espaço de produção e divulgação de conhecimento jurídico de alta qualidade e relevância, aproximando a experiência prática da advocacia pública da reflexão acadêmica. O objetivo inicial é reunir artigos de doutrina, produção técnica – na forma de pareceres e peças processuais – e jurisprudência sobre temas que impactam diretamente a administração pública e o Direito.
Para colocar o projeto em prática, foram designados os membros da primeira composição do Conselho Editorial da RPGE Piauí, responsável por definir a linha editorial e garantir a qualidade científica da publicação. Todos os membros têm atuação acadêmica reconhecida em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e foram designados pelo Procurador Geral do Estado Francisco Pierot Júnior, com aprovação do Conselho Superior da PGE-PI.
Integram o conselho os procuradores e procuradoras do Estado Francisco José de Sousa Viana Filho (UFMA), que exercerá a presidência, Ana Cecília Elvas Bohn (PUC RS), Leonardo Gomes Ribeiro Gonçalves (FGV-RJ/IDP), Márcia Maria Macedo Franco (IDP) e Victor Emmanuel Cordeiro Lima (UNINOVE).
No dia 17 de setembro de 2025, o Conselho se reuniu para discutir as primeiras etapas de organização do periódico. Foram deliberadas a definição do conselho científico da revista e a preparação da publicação do volume inaugural, prevista para ocorrer nos próximos meses.
Com a criação da revista, a Procuradoria Geral do Estado do Piauí busca reforçar seu papel não apenas na defesa jurídica do Estado, mas também como protagonista na produção de conhecimento e no debate sobre os grandes desafios do setor público em âmbito nacional.
