Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Naiara Moraes defende maiores incentivos públicos para promoção da capoeira
Share
15/06/2025 4:03 PM
domingo, 15 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Naiara Moraes defende maiores incentivos públicos para promoção da capoeira

adm
Last updated: 10/06/2022 6:07 PM
adm Published 10/06/2022
Share
Naiara Moraes e integrantes do grupo de Capoeira Raizes do Brasil.jpeg
SHARE

A mobilizadora do Movimento VEM recebeu demandas de capoeiristas da Zona Norte de Teresina

A mobilizadora do Movimento Vem (Vamos Eleger as Mulheres) e pré-candidata a deputada estadual, Naiara Moraes, esteve reunida com os alunos e os professores do grupo de capoeira Raízes do Brasil, na noite desta quinta-feira (9). O objetivo foi discutir sobre a importância e incentivo a essa expressão cultural praticada por pessoas de diversos públicos, especialmente jovens.

A capoeira é marcada pela luta, dança, música e brincadeiras e teve origem no Brasil a partir do século XVI. A prática é associada ao período de escravidão, como uma forma de resistência, e hoje é difundida em diversas regiões do país e do mundo preservando a cultura afro-brasileira.

Em Teresina, o grupo Raízes do Brasil mantém essa representação cultural há cinco anos por meio dos professores Paulo Rogério e Luciana Alves, que apontam as suas principais dificuldades. “Quando se fala de outras modalidades, como o futebol, muitas pessoas abraçam a ideia. Já a capoeira é vista de forma diferente por conta da falta de conhecimento e preconceito, que ainda existe”, destaca o professor.

Integrando o núcleo Norte-Nordeste, Teresina possui na Zona Norte um dos pólos que atende cerca de 40 alunos de todas as idades. A atenção recebida pelo poder público não é a ideal, apesar da relevância da capoeira. “Já ministramos aula em praças e hoje trabalhamos em uma escola, mas ainda temos problemas com a promoção de eventos, os cursos necessários e a falta de sensibilidade”, explica Paulo.

Naiara Moraes reconhece a importância de práticas como a capoeira para o bem estar social da população. “Essa expressão cultural também é nossa, foi incorporada no nosso dia a dia e não deve ficar restrita. Ela é praticada em vários lugares de Teresina e merece o nosso olhar para que vários grupos sejam atingidos e beneficiados”, defende.

A especialista em políticas públicas também aponta o caminho necessário para valorizar os interessados em ensinar e aprender capoeira. “Se temos projetos tão grandiosos e com finalidade social, os praticantes devem ser subsidiados e o poder público deve manter essa estrutura. O auxílio não deve ocorrer somente por meio da concessão de escolas e deve passar também pela segurança e transporte”, finaliza.

Foto: Arquivo Ascom 

Divulgação 

Naiara Moraes e integrantes do grupo de Capoeira Raizes do Brasil.jpeg

Fonte: Assessoria de comunicação

Enem não vale como substituto de conclusão do ensino médio para menores

STJ autoriza citação por WhatsApp desde que comprovada identidade

Estado deve pagar hormônios, mas não cirurgia, para mulher transexual

Bolsonaro sanciona com vetos lei que permite volta de sorteios na TV

Seminário

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?