Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Metrô de Teresina contará com três VLTs e transportará 1.800 passageiros por viagem
Share
15/06/2025 6:56 PM
domingo, 15 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

Metrô de Teresina contará com três VLTs e transportará 1.800 passageiros por viagem

Redação
Last updated: 04/06/2018 3:54 PM
Redação Published 04/06/2018
Share
IMG 8575
SHARE

O governador Wellington Dias, acompanhado do secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires; e do diretor presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Luiz Sobral, realizou, nesta segunda-feira (04), a  viagem inaugural do primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina. O embarque foi no Terminal Itararé, no bairro Dirceu Arcoverde II, e o desembarque ocorreu na Estação Engenheiro Alberto Silva, em frente ao Troca-Troca, no Centro da capital.

Para o chefe do Executivo estadual, a data representa um marco na modernização do transporte metroviário de Teresina. “Nosso objetivo é investir na modernização da mobilidade urbana da capital. Esse foi um dos primeiros passos para que nossa população tenha mais conforto e rapidez. É um transporte capaz de levar até 600 passageiros. A melhoria do metrô, somado à modernização de ruas, avenidas e pontes, permite que os usuários do transporte público da capital tenham mais conforto e melhor custo benefício”, destaca Wellington.

De acordo com o cronograma, até o mês de setembro o Metrô de Teresina contará com mais dois VLTs em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros por viagem. Os veículos estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará.

“Até 10 de junho, deve chegar o segundo VLT; e até setembro, o terceiro já estará na capital para se somar aos outros dois. A partir disso, os trens antigos sairão de atividade. Já estamos trabalhando para o próximo ano realizar a duplicação do trilho, revitalização e reforma das estações”, garantiu Guilhermano Pires. O primeiro VLT chegou a Teresina no dia 13 de maio.

Para o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), o primeiro VLT simboliza um processo de desenvolvimento que já começou, e é irreversível. “Além dos VLTs que já foram adquiridos, vamos ainda realizar reformas e melhorias na estrutura metroviária, o que vai garantir o sucesso dessa modernização. É um processo irreversível e que só proporciona melhorias para a população”, disse Antônio Luiz Sobral.

Modernização

Na primeira etapa das obras de modernização do metrô, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros VLTs. Nesta fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé), duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas, mais a construção de um Centro de Controle Operacional.

Na segunda etapa do projeto, que deve contar com recursos provenientes de operação de crédito ou recursos da OGU, vão ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis veículos. Também deve ser duplicado o restante da linha férrea, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti.

Fonte: Ascom

Empresa que perdeu prazo consegue reinclusão no Simples Nacional

Paralisação dos médicos permanece

Caixa suspende cobrança de Pix para pessoa jurídica

Apropriação indevida de lista de clientes da empresa configura justa causa

Empresa SIM ganha licitação para concessão do Ginásio Verdão

TAGGED:metroteresinatrens
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?