Aprovada a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A medida está prevista em substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei n° 5.272-D, de 2016 e irá agora à sanção.

O deputado federal Átila Lira foi relator do projeto, que visa colocar Parnaíba em destaque como cidade universitária, além de beneficiar o nordeste do Maranhão e o noroeste do Ceará, na Comissão de Educação.

No site da nova faculdade, os cursos que serão oferecidos não serão muito diferentes dos que já existem em Teresina. Mas o foco serão em carreiras voltadas para sustentabilidade, otimização dos recursos públicos, gestão de qualidade e inovação tecnológica.

Os principais impactos esperados da UFDPar são: a formação técnico-acadêmica de profissionais que respondam aos desafios propostos pelo desenvolvimento da região; a interiorização da gestão da Universidade; a formação de profissionais que busquem explorar de forma sustentável à biodiversidade da região, com vistas à biotecnologia; a ampliação dos cursos de graduação; a ampliação das oportunidades de formação qualificada; a redução das assimetrias regionais; a revitalização da região do Baixo Parnaíba e a modificação do excludente modelo de desenvolvimento regional.

Veja Também

Lula sanciona o “SUS da Cultura”, que define a gestão do setor no país

Sistema Nacional estrutura atribuições de União, estados e municípios Em viagem ao Recife, o presidente …