Dicas de alimentação pós carnaval

Passada a folia, agora é a hora de evitar os alimentos conhecidamente pró-inflamatórios: doces, arroz branco, massa e pão refinados, refrigerantes e sucos adoçados artificialmente, alimentos enlatados e embutidos, e a carne vermelha.

Aumentar o consumo de peixes como salmão e sardinha e sementes de chia e linhaça (ou óleos dessas sementes) e diminuir o de óleos vegetais, como milho, algodão, soja, e outros (exceto o azeite de oliva).

Abuse dos vegetais, crus e cozidos! Essa a principal orientação para esse momento: que cerca de 60% da sua alimentação seja proveniente de hortaliças e legumes nesse período. Eles são riquíssimos em substâncias altamente antioxidantes e anti-inflamatórias.

Os chás verde, branco e preto são boas fontes de compostos antioxidantes. Inclua-os quentes ou frios (só não reaqueça o frio, senão perde muitas propriedades benéficas). Aliás, você sabia que o termo “chá” só pode ser usado para designar bebidas que são feitas da planta Camellia sinensis? As outras devem ser chamadas de “infusões”. Mas temos infusões que podem ajudar também como: hibisco, hortelã, unha-de-gato, cravo-da-índia e erva-doce, por exemplo.

Fonte: Dona Fitness

Veja Também

Ministra propõe abertura dos dados sobre repasses extras para a saúde em 2023

Nísia Trindade foi questionada sobre repasses para Cabo Frio, no Rio de Janeiro Após ser …