Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quinta-feira, 4 jun, 2026
quinta-feira, 4 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Notícias - Saiba como a criança pode ter alimentação saudável na escola

Notícias

Saiba como a criança pode ter alimentação saudável na escola

Redação
Last updated: 25/02/2019 7:36 AM
Redação
Published: 25/02/2019
Share
alim 1
SHARE

As férias acabaram e muitos pais entram em desespero com a dúvida de como manter uma alimentação saudável das crianças e adolescentes no lanche escolar. Às vezes, na pressa, pode acontecer de pais e cuidadores orientarem os escolares para que procurem as lanchonetes ou aquelas famosas “banquinhas” para comprar lanche na hora do intervalo. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense 2015) apontam que 54% dos estudantes de escola pública e 92% das particulares relataram que tinham cantina ou ponto alternativo de venda de lanches no interior ou entrada das instituições. Entre os alimentos citados que poderiam ser adquiridos nestes lugares estavam, as guloseimas como balas, confeitos, doces, chocolates, sorvetes, dimdim, sacolé, chupe-chupe, refrigerantes e salgadinhos industrializados.

Produtos ultraprocessados, como estes, contribuem com uma elevada densidade energética, possuem menor quantidade de fibras, vitaminas e minerais; excesso de gorduras, açúcar e/ou sódio na alimentação dos escolares destes estudantes. Eles são prejudiciais na saúde, principalmente na ocorrência de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), como obesidade, o câncer, diabetes, hipertensão, obesidade e as cardiovasculares.

“Uma alimentação saudável evita que ao longo dos anos as crianças e adolescentes desenvolvam  problemas que irão atrapalhar a qualidade de vida deles. Por isso, é fundamental que os pais insiram alimentos in natura ou minimamente processados na lancheira das crianças, para que elas possam ter um futuro com mais saúde”, pontuou a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

Para incentivar a alimentação adequada e saudável na hora do recreio, o Ministério da Saúde recomenda que os pais e cuidadores, junto com as crianças e adolescentes, façam um planejamento semanal dessas refeições. Deve-se, sempre, levar em conta a necessidade de alimentos fontes de energia, de preferência integral ou rico em fibras, que aumentam a saciedade da criança, como sanduíches naturais, pães caseiros, cookies integrais, batata doce cozida, milho cozido, pipoca de panela, aveia, frutas, entre outros.

Além disso, pode-se optar, preferencialmente, por alimentos regionais e produtos básicos, in natura ou minimamente processados, tendo as frutas, como uma das principais opções, já que são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Os legumes e verduras, também, podem ser adicionados à lancheira de forma divertida com variedade de cores e sabores como a cenoura, beterraba, tomate e alface, entre outros, tornando esse processo de escolha dinâmico e divertido. Prefira sempre as frutas, verduras e legumes da estação para compor a lancheira dos pequenos.

Para a bebida, a água é uma boa opção, mas também podem entrar na lancheira a água de coco, sucos de frutas natural ou chás gelados feitos em casa, evitando-se o consumo de sucos de caixinha ou em pó, achocolatados e outras bebidas ricas em açúcar livre, gordura e aditivos como corantes e conservantes. É importante lembrar que deve-se usar uma lancheira térmica, que conserve a temperatura adequada no transporte dos alimentos, evitando assim que eles estraguem.

Fonte: Agência Saúde

Nos Estados Unidos, Weintraub agradece apoio e diz que está bem
Banco terá de indenizar cliente por fraude em aplicativo de celular
Banco Central altera regras sobre fatura de cartões de uso internacional
Síndico profissional é carreira em expansão em Teresina; salário chega a mais de R$ 2 mil
Strans prolongará sentido único das ruas Tersandro Paz e Taumaturgo de Azevedo
TAGGED:alimentacaocriancaescola
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?