XIII Semana Nacional de Conciliação

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realiza na segunda-feira (05/11), às 8h, solenidade de abertura da XII Semana Nacional da Conciliação. O objetivo da Semana, que acontecerá de 5 a 9 de novembro, é evitar que mais processos cheguem ao Judiciário, promover a cultura e paz e mostrar que as partes podem resolver seus litígios amigavelmente por meio de um acordo. Até o momento 3.398 processos já estão pautados para apreciação nas audiências de conciliação.

A XIII Semana Nacional de Conciliação visa para promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorre, anualmente, desde 2006. O evento acontecerá em todos os Tribunais de Justiça do país e no TJ-PI, terá a frente o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Coordenador da Semana Nacional de Conciliação no TJ-PI, O Desembargador Ribamar Oliveira destacou a importância deste trabalho, que já vem sendo realizado há mais de 10 anos em todo o país.

“Além de objetivar o acordo entre as partes, a Semana também busca criar uma conscientização na sociedade que os caminhos de conciliação e mediação se tornaram a melhor forma de solucionar seus conflitos, situações que podem se transformar em um processo. E evitar que mais processo cheguem ao Judiciário é o nosso grande desafio, pois sabemos que este poder já está sobrecarregado”, pontua o Coordenador.

Para o Desembargador Ribamr Oliveira, optar pela conciliação e mediação é, inclusive, evitar desgastes entre os eventuais atores de um processo judicial. “Como sabemos, as partes em um processo se desgastam muito, se preocupam por um tempo muito longo, na maioria das vezes. Na conciliação você tem a oportunidade de extinguir o eventual processo ainda na fase pré-processual”.

Fonte: Ascom

Veja Também

Governo brasileiro vai usar vacina chinesa contra covid-19 no SUS

CoronaVac está em testes no Brasil desde julho; Ministério da Saúde fechou acordo com o …