Vai procurar emprego em 2019? Saiba como se preparar desde já

De forma geral, a expectativa para a geração e a oferta de empregos em 2019 é positiva. Um dos fatores para isso, segundo Ricardo Basaglia, diretor geral da consultoria de recrutamento Page Personnel, é a tendência de que empresas que reduziram de tamanho e cortaram postos durante a crise voltem a crescer gradativamente. Isso, porém, não significa que as vagas serão as mesmas de antes.

“O mercado nunca volta com a mesma configuração; seja porque as empresas aprenderam a ser mais eficientes com menos gente, ou porque a inovação tecnológica impactou, de alguma maneira, as áreas”, diz Basaglia. Segundo ele, é importante ter flexibilidade na hora de analisar as características das vagas e as empresas em potencial. “É uma questão de entender os problemas que as empresas precisam resolver e como você pode contribuir para isso.”

A análise também deve envolver a definição de objetivos e planos, que devem ser constantemente revistos e podem nortear melhor a busca. “Você constantemente precisa estar preparado para transições, independentemente de estar ou não empregado”, destaca Irene Azevedo, diretora de transição de carreira da consultoria Lee Hecht Harrison (LHH). “Conhecer suas próprias realizações, aspirações e seus motivadores possibilita criar um plano de ação.”

Networking na medida certa

O networking é um dos pilares mais importantes na busca por emprego – e também um dos maiores pontos de equívoco por parte dos profissionais. O deslize mais comum consiste em prestar atenção à rede de contatos apenas no momento em que se está desempregado. “O networking é uma relação de troca de ideias e experiências. Pedir uma indicação não deve ser o objetivo principal”, destaca Irene Azevedo.

Sendo assim, quem quer desenvolver sua rede deve tomar cuidado com a postura e com as expectativas. Enviar o currículo para alguém já na primeira abordagem ou pedir que a pessoa o distribua para contatos, por exemplo, são grandes erros. “Muitos esperam conseguir, com o outro, um emprego; na verdade, o objetivo deve ser expandir a rede”, diz a consultora. “É mais uma pessoa que te conhece e que pode vir a te referendar ou dar dicas”.

Participar de eventos ou solicitar reuniões de relacionamento são algumas das formas de fazer contatos de forma mais profissional. Quanto mais consistente for a rede de contatos, mais ela poderá colaborar na hora da busca por vagas. “Conversando com as pessoas, o profissional pode expor os seus planos e ver quem pode ajudá-lo a chegar nas empresas ou nos contatos”, completa ela. Segundo Basaglia, os contatos também podem ser um importante termômetro de como está o mercado e do que ele está demandando.

Cuidando da marca pessoal

Na hora de revisar o currículo, a atualização do histórico de empregos e das qualificações é só um dos pontos de atenção. O documento deve refletir, também, as aspirações do profissional e o que ele está buscando. O mesmo vale para o perfil no LinkedIn, sites de recrutamento, cartas de apresentação e na própria entrevista. “A pessoa deve saber contar muito bem a sua história e ressaltar as suas realizações. É importante se preparar para esse momento”, destaca Irene Azevedo.

Fonte: New Trade

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