sexta-feira , janeiro 22 2021

Urnas são testadas e lacradas para Eleição da OAB-PI no sábado (24)

Os servidores da Seção de Urnas Eletrônicas e Voto Informatizado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) promoveram a sessão de carga e lacre das urnas eletrônicas a serem utilizadas na Eleição da OAB-PI, ‪no próximo sábado (24), das 9h ‪às 17h. O procedimento foi realizado conforme as Resoluções do TSE nº 22/2007 e TRE-PI nº 157/2009, que disciplinam a matéria, na presença de representantes de todas as chapas concorrentes aos cargos do Conselho Seccional.

Na oportunidade, as urnas eletrônicas passaram por uma simulação com o intuito de conferir se as fotos dos candidatos e o nome das chapas estão corretos no sistema. Foram testados um exemplar de cada município do Estado do Piauí, tendo em vista que as Subseções elegerão, além do Conselho Seccional, suas respectivas diretorias ou Conselhos Subseccionais.

Segundo a coordenadora das Eleições Informatizadas do TRE-PI, Hediene Xavier, a simulação das urnas é feita da mesma forma que nas Eleições Gerais. “Esse momento é muito importante para demonstrar a segurança e transparência do processo eleitoral. Todas as urnas foram conferidas com a alimentação das mídias com os nomes das chapas. É o mesmo procedimento que fazemos na Eleição Oficial. Os advogados são nossos parceiros no nosso dia a dia e contribuem para que assegurar o pleito seguro, com totalização ágil e transparente”, disse.

Ao final da demonstração, os advogados presentes esclareceram possíveis dúvidas e aprovaram a parametrização de dados de carga nas 55 (cinquenta e cinco) urnas eletrônicas a serem utilizadas, assumindo inteira responsabilidade perante o TRE-PI de que os dados constantes no sistema conferem com os dados fornecidos pela Comissão Eleitoral da OAB-PI. Os representantes assinaram um termo concordando com a isonomia do processo.

Passada a fase de testes, as urnas eletrônicas foram lacradas e assinadas pelo presidente da Comissão Eleitoral, Diego Brígido, na presença de todos os representantes das chapas concorrentes. Com isso, as urnas seguem para as respectivas seções de votação em Teresina e demais Subseções da OAB no interior do Piauí (Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença). A previsão é que, no máximo, até as 19h de sábado (24), já se conheçam os novos dirigentes da instituição para o triênio 2019-2021.

Lista de Presença (Advogados)

. Diego Brígido – Presidente da Comissão Eleitoral

. Jória Batista – Representante da Chapa 2 Integra OAB (Diretoria de Campo Maior)

. Ian Cavalcante – Representante da Chapa 4 Independência OAB (Conselho Seccional)

. Maderson Dantas – Representante da Chapa 1 OAB Aberta (Conselho Seccional)

. Raul Pereira – Representante da Chapa 3 Reage OAB Geórgia Presidente (Conselho Seccional)

. Alex Noronha – Representante da Chapa 2 Rumo Novo (Conselho Seccional)

. Hochanny Sampaio – Representante da Chapa 2 Rumo Novo (Conselho Seccional)

Fonte: Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …