O ensino a distância tem se consolidado como uma alternativa àquelas pessoas que buscam ampliar seu conhecimento, aliado à vantagem de poder fazer sua própria agenda de aulas.
A Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm) trabalha pela excelência do ensino e acaba de apresentar, dentro do Programa CFA de Educação, mais dois cursos sobre o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) e Prática de Perícia Judicial e Extrajudicial.
O IGM/CFA é uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração para auxiliar os gestores públicos e promover o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento municipal. Ele aborda três dimensões: fiscal, gestão e desempenho.
Com uma carga horária de seis horas e cinco aulas, o curso sobre o índice é composto de vídeos, textos e exercícios práticos. O objetivo é que o aluno compreenda o que é o IGM/CFA e como ele funciona.
Já a formação sobre perícia judicial traz todas as informações necessárias para quem pretende atuar na área, como o perito e sua nomeação; assistente técnico; proposta de honorário; e campo de trabalho. Ou seja, a ideia é dar um panorama desde a nomeação até a entrega do laudo. Também são cinco aulas, totalizando seis horas.
A proposta da autarquia é divulgar a perícia judicial, extrajudicial inclusive arbitral e de mediação e preparar os profissionais de administração para atuarem, com excelência, nesse setor.
Segundo a idealizadora do curso, a perita administradora Sônia Regina Ribas Timi, esse é um mercado próspero e em franco crescimento. Em média, para cada processo, há cerca de três profissionais envolvidos. “Dos processos que entram na Justiça, acredito que de 30 a 35% deles vão precisar de perícia”, afirma.
Fonte: CFA