Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Estudo conduz tributaristas sobre como aplicar CBS e IBS nas atividades econômicas
Share
27/06/2025 10:47 AM
sexta-feira, 27 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
DestaqueArtigos

Estudo conduz tributaristas sobre como aplicar CBS e IBS nas atividades econômicas

Redação
Last updated: 26/06/2025 12:40 PM
Redação Published 26/06/2025
Share
IBS CBS O Futuro da Tributacao no Brasil
SHARE

O casal de professores e advogados tributaristas, Cristiane Pires McNaughton e Charles William McNaughton, acabam de publicar estudo sobre as formas de aplicação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios. Em formato de livro pela Noeses – “CURSO DE IBS E CBS, DE ACORDO COM A EC N. 132/2023

E COM A LC N. 214/2025” – o trabalho se constitui em guia para entender o funcionamento das normas em praticamente todas as atividades econômicas.

– O intuito é oferecer, a partir de nossa experiência e estudos, bases para entender o propósito do legislador, como a autoridade fiscal atua e de que forma o responsável pelos dados deve agir para garantir integridade de informações e os direitos da empresa que atende, diz Cristiane McNaughton. Ela é Mestre e Doutora em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito da USP, Especialista em Direito Tributário pelo IBET, Conselheira da 1ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Professora de diversos cursos livres e de Pós-Graduação em Direito Tributário.

Diante desse estudo legislativo que efetivamos – destaca Charles McNaughton – gostaríamos de apresentar uma proposta reflexiva sobre a teoria do tributo, vistos, de modo geral, a partir de uma perspectiva normativa que se centra na regra-matriz de incidência tributária. A essa visão gostaríamos de propor um acréscimo: enxergar figuras tributárias do IBS e da CBS, não apenas como normas, mas, como um “sistema” composto por um conjunto de unidades normativas que se vinculam a partir de princípios específicos em um regime jurídico próprio.

McNaughton possui Pós-doutorado pela Faculdade de Direito da USP. Doutor em Efetividade do Direito pela PUC-SP, Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP, Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC-SP/COGEAE, Bacharel em Direito pela PUC-SP e cursou MBA em IFRS pela FIPECAFI. É Professor do Mestrado e da Pós-graduação do IBET. Foi Juiz Suplente do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo – TIT e Conselheiro Suplente do Conselho de Tributos e Multas de São Bernardo do Campo.

Para os autores, dizer que o IBS e CBS são tributos quase idênticos significa dizer que compõem um mesmo sistema, orientados por regras comuns que convergem a um sistema central, orientado pelo sobreprincípio da neutralidade, mas conectado por inúmeros subsistemas afluentes que são os diversos regimes especiais e específicos que se conectam em redes normativas estruturadas em eixos comuns.

Para o professor Paulo Barros de Carvalho, o estudo é relevante. “A melhor contribuição que o jurista poderia oferecer está na manifestação axiologicamente neutra (na medida do possível) a respeito do quanto percebe existir no trato com o real. É justamente com esse espírito que se apresenta esta obra Curso de IBS e CBS, escrita pelos Professores Charles McNaughton e Cristiane McNaughton, como instrumento de estudo e reflexão crítica diante de uma das mais relevantes reformas do direito brasileiro. Sua leitura é indispensável para todos os que desejam compreender as linhas mestras do novo sistema de tributação sobre o consumo”.

Bolsonaro sanciona Lei do Mandante, que muda regras de comercialização de direitos de transmissão

Estados não podem contrariar regras federais sobre servidores, decide STJ

Carla Diaz terá de depor em processo que apura ‘racismo reverso’ no BBB 21

Eleição

Autofagia: Veja casos em que ministros do STF suspenderam decisões dos próprios colegas do Tribunal

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?