TRE-PI comemora Dia Internacional da Mulher

As magistradas, servidoras, colaboradoras, terceirizadas e estagiárias do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) receberam nesta quarta-feira, dia 08, uma manhã de atividades dedicadas especialmente à valorização e ao bem estar da mulher. A programação, que teve início às 8h, ofertou às mulheres ações de embelezamento e uma palestra com tema relacionado ao empoderamento feminino. O evento ocorreu no auditório do TRE-PI (Des. Vicente Ribeiro – Prédio Sede).

As comemorações alusivas ao dia internacional da mulher tiveram como objetivo reconhecer e homenagear as mulheres que compõem o corpo funcional deste Regional bem como terceirizadas e estagiárias que desempenham suas atividades com tanta dedicação, competência e amor.

Para dar início às atividades, a coordenadora do Comitê Gestor de Política de Gênero e Secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Silvani Maia Resende Santana realizou a abertura do evento com um discurso. “Devemos pensar em uma luta para construção de uma pauta que contenha reflexões, que levem a implementação de políticas públicas capazes de transformar o nosso ambiente de trabalho em um espaço de realização do bem estar e da felicidade humana. Não deve haver discriminações de qualquer espécie, manifestações de assédio moral ou sexual”, disse a Secretária.

Ainda durante seu discurso, Silvani Maia destacou a política pública do Conselho Nacional de Justiça que institui a política nacional de incentivo à participação feminina no Poder Judiciário. “Nesse sentido é que trilhou o TRE-PI uma edição da portaria 322/2021, para tornar concreta a reivindicação do Comitê Gestor de Políticas de Gênero na adoção da política pública voltada para o empoderamento das mulheres vítimas de violência doméstica e em condições de vulnerabilidade econômica. Foram criadas vagas para contratação de mulheres pelas empresas prestadoras de serviços continuados ao TRE-PI”, continuou. “São medidas como estas, que nascem como uma forma de reduzir as barreiras de gênero, que negam a muitas mulheres as oportunidades e o empoderamento necessários”, finalizou.

Durante o bate-papo, a juíza auxiliar da Corregedoria e Ouvidora da Mulher, Maria Luíza de Moura Mello Freitas falou sobre o direcionamento do órgão no combate à violência contra a mulher.  “A ouvidoria tem por objetivo ser o canal de escuta ativa, destinado a receber e encaminhar aos órgãos competentes as demandas de magistradas, servidoras e colaboradoras. Dentre os assuntos recebidos estão a desigualdade de gênero, a violência contra a mulher e assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, disse a juíza.

A Ouvidora Eleitoral e juíza Membro do TRE-PI, Lucicleide Pereira Belo destacou a importância dos órgãos públicos para a preservação da integridade das mulheres. “A nossa função na Ouvidoria e na Ouvidoria da Mulher é cumprir com papel de protetoras, não é para se desigualar dos homens, mas para dar uma atenção específica para as mulheres, para que elas se sintam à vontade com esse canal de acessibilidade e realizar suas denúncias de maus tratos, de violências que são submetidas. Hoje, mulheres, é um dia para reconhecermos na outra o valor que ela tem”, declarou a juíza.

Responsável pela organização do evento, representando a Secretaria de Gestão de Pessoas, a Coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE-PI, Talyta de Carvalho Soares Leão saudou as colegas servidoras e colaboradoras do Regional presentes, e anunciou as demais atividades da programação do evento.

Ao longo da manhã, foi realizada a palestra “Somos mulheres inspiradoras”, ministrada pela psicóloga da Unimed Teresina, Dra. Eliana Cavalcante. Logo em seguida, as participantes receberam orientações de automaquiagem durante workshop realizado pela consultora e diretora da empresa Mary Kay, Jhamylês Castro Paixão Saggiorato. Ao final, foi oferecido um coffee break de confraternização, além de distribuição de brindes e cortesias oferecidos pela ASJESPI.

Também estiveram presentes no auditório, representando a presidência, vice-presidência, corregedoria e direção do Regional, a coordenadora da Corregedoria, Isis Eugênia Ribeiro de Mourão; o Diretor-geral, Danilo Carvalho Franco Pereira; o Secretário de Gestão de Pessoas, Leonardo Moraes Júnior; e o Secretário de Tecnologia da Informação, Anderson Cavalcanti.

Por Serviço de Imprensa e Comunicação Social

Foto:Ascom TRE-PI/Divulgação 

Fonte:TRE-PI 

Veja Também

TRE-PI reúne Forças de Segurança Públicas para tratar das Eleições 2024

A Reunião sobre Segurança para as Eleições Municipais de 2024, reunindo representantes da Polícia Federal, …