Transações com segurança nas compras on line

O crescimento do e-commerce reforça necessidade de maior cuidado para proteger informações pessoais. Os benefícios do e-commerce vão além da comodidade e do preço, geralmente mais baixo. No ambiente virtual, também é possível pesquisar e compartilhar opinião sobre lojas e produtos, o que torna a decisão de compra mais assertiva.

No entanto, é preciso ter cuidado ao realizar transações virtuais para que informações pessoais do comprador, como dados do cartão de crédito e senhas, não sejam roubadas.

De acordo com um estudo realizado pela startup Konduto, a tentativa de compras fraudulentas em lojas virtuais brasileiras é de 3,83%. Ou seja, 1 entre 26 pedidos é de origem criminosa, realizada por estelionatários que utilizam cartões de crédito clonados ou dados roubados.

Para realizar uma transação com segurança confira abaixo cinco dicas:

1. Confira se o site tem CPNJ – O CPNJ é um dos requisitos básicos para a empresa operar legalmente. Para verificar se a loja tem o cadastro, busque a informação no fim da página principal ou em campos como “Quem Somos”, “Institucional” e “Sobre a Loja”.

2. Mediação de pagamento – Se o site for desconhecido, jamais utilize o cartão de crédito e evite pagamento por boleto. Opte por ferramentas de mediação de pagamento, como PagSeguro ou PayPal. Por meio delas, o dinheiro só é liberado ao vendedor após a entrega do produto.

3. Segurança do site – Confira se o site é seguro para transações financeiras. Uma alternativa é olhar sua URL. Se o início for com https:// é sinal de que é seguro.

4. Armazenamento de senha – Confira a forma como a loja armazena os dados dos clientes. Umas das maneiras é solicitar recuperação de sua senha. Sites seguros nunca enviam a verdadeira senha por e-mail, uma vez que possuem criptografia como forma de proteção. Na maioria das vezes, eles enviam um link para você gerar um código novo.

5. Reputação – Não esqueça também de verificar a idoneidade da empresa em sites de proteção do consumidor, como Reclame Aqui, e também no portal do Procon. A fanpage da empresa no Facebook também mostra como ela atua no mercado

Fonte: Serasa Experian

Veja Também

BBB 22 já tem recorde de patrocínio mesmo antes da estreia; veja valor

Após edição recorde em 2021, Globo já vendeu 11 das 12 cotas de patrocínio para …