TJ-PI e OAB-PI promovem audiências e tratam de melhorias no judiciário

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI) estão promovendo uma série de audiências públicas nas comarcas que sediam subseções da OAB-PI para troca de experiências e discussões sobre melhorias da prestação jurisdicional no interior. Nesta quinta-feira (10/12), o debate aconteceu em Piripiri (a 180 km de Teresina). O representante do Judiciário estadual nestas audiências públicas, que aconteceram anteriormente em Picos, Oeiras e Floriano, é o secretário-geral do TJ-PI, José Wilson Araújo.

Durante os encontros, são realizados balanços sobre acerca das ações das últimas gestões do Tribunal, pontuando, especialmente, avanços e melhorias no relacionamento entre a Justiça e a advocacia. Tanto Diretoria da OAB-PI quanto advogados presentes manifestam-se também sobre demandas locais, críticas e sugestões a serem incluídas em um relatório que será encaminhado à Administração do TJ-PI para servir como subsídio para o planejamento das próximas gestões.

O secretário-geral do TJ, José Wilson Araújo, explica que “de posse dessas informações produziremos um relatório para encaminhar à Comissão de Transição e para a nova gestão do TJ, circunstanciando tudo”. “A finalidade é que possamos adotar medidas de melhorias e correções, mantendo o que tem dado certo”, explicou.

“São sugestões de ações que podem ser implementadas em curto, médio e longo prazos. Muitos problemas são pontuais, especialmente estruturais e vamos levá-los à Presidência e também à Corregedoria, por se tratar de questões relacionadas ao primeiro grau de jurisdição. Também estamos coletando experiências exitosas para atuarmos como multiplicadores”, acrescentou o secretário geral.

Segundo o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, essa parceria é resultado dos esforços da entidade em promover o diálogo com o Judiciário visando à melhoria da Justiça estadual.


Fonte: TJ-PI

Veja Também

Nova ferramenta

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), por meio da Secretaria de Tecnologia …