Teresina registrou 231 casos de clonagem de contas do Whatsapp em apenas 1 ano

Como em todo Brasil, a clonagem de contas do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp também está acontecendo com frequência no Piauí.  Dados da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática revelam que de 2017 a 2019 um total de 275 clonagens foram registradas somente em Teresina.

Para se ter uma ideia de como o golpe tem crescido, destas 275 registradas em Teresina, 231 ocorreram apenas entre os anos de 2018 e 2019. O delegado Anchieta Nery afirma que o número pode ser ainda maior porque há casos onde as vítimas não chegam a registrar Boletim de Ocorrência.

A clonagem de contas do Whatsapp configura crime de falsa identidade. O estelionatário clona a conta do usuário, tem acesso aos seus contatos e envia mensagens, na maioria das vezes, a amigos e familiares pedindo dinheiro.  O bandido finge que é o verdadeiro dono da conta e pergunta, geralmente, se o amigo pode lhe fazer uma transferência bancária de forma urgente.

O delegado explica que atualmente “ficou mais fácil” aplicar o golpe e  os estelionatários estão clonando as contas do Whatsapp através do próprio aplicativo.  “Hoje a maioria dos ataques não estão sendo por meio do SIM Swap. A clonagem é somente da  conta do aplicativo Whatsapp. Ele [golpista] tenta fazer a recuperação da conta e para isso vai chegar um código de verificação. Para descobrir qual é esse código de verificação que chegou para o verdadeiro dono da conta ele usa de engenharia social, ele se passar por alguma empresa, pelo próprio Whatsapp e  a vítima acaba entregando esse código de verificação que chegou por SMS.

CV

Veja Também

TST acolhe proposta para realização de sustentação oral por teleconferência

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, anunciou entendimento com o Tribunal Superior do …