A partir das 23h59 desta quarta-feira, dia 30 de maio, o sinal analógico de TV será desligado em várias cidades do Norte e Nordeste do país, com um total de 3,4 milhões de domicílios.
O desligamento da TV aberta analógica vai acontecer em Aracaju (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI).
Recente pesquisa sobre o índice de digitalização mostrou que todos os municípios desses estados ultrapassaram o percentual mínimo exigido pela regulamentação para o desligamento do sinal analógico, com mais de 90% dos lares aptos a receberem a programação digital.
Os números são esses: Em Aracaju (SE), 93% dos domicílios já contam com o sinal digital; em Belém (PA), 91%; em João Pessoa (PB), 95%; em Maceió (AL), 92%; em Manaus (AM), 91%; em Natal (RN), 92% e em Teresina (PI), 92%.
A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel e multiprogramação.
Fonte: Anatel