quinta-feira , outubro 22 2020

Sérgio Tapety é nomeado procurador geral da AGU

O advogado da União Sérgio Eduardo de Freitas Tapety foi nomeado como novo procurador-geral da União, cargo lotado na Advocacia-Geral da União (AGU), chefiada por Grace Mendonça. Nascido em Brasília/DF, o advogado é filho do médico José Tapety Júnior, ex-deputado federal pelo Piauí e de Valdália Tapety, naturais de Oeiras, a primeira capital do Estado do Piauí.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, em decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer. Tapety assume o cargo no lugar de Izabel Vichon Nogueira de Andrade, cuja exoneração também foi publicada nesta terça. Sérgio Tapety é primo do suplente de deputado estadual Mauro Tapety (MDB) e foi chefe da advocacia geral do ministério da Saúde na gestão do deputado federal piauiense Marcelo Castro (MDB).

Sérgio Tapety é membro da AGU desde 2000. Foi assessor jurídico da Subchefia Jurídica da Casa Civil, diretor do Departamento de Coordenação e Orientação de Órgãos Jurídicos da Consultoria- Geral da União de 2009 a 2015 e Consultor -Geral da União Substituto de 2009 a 2011 e de 2012 a 2013. Ele ocupou, ainda, o cargo de consultor jurídico do Ministério da Saúde.

O novo PGU terá pela frente a missão de fortalecer a representação judicial da União nos tribunais de primeira e segunda instância, além de aperfeiçoar o contencioso perante o Superior Tribunal Militar, o Tribunal Superior do Trabalho, o Tribunal Superior Eleitoral e o Superior Tribunal de Justiça.

Será dele também a missão de reforçar a atuação da AGU na representação da República Federativa do Brasil em disputas jurídicas que tramitam tribunais internacionais e estrangeiros, com a exceção daquelas que envolvam matérias de âmbito tributário e fiscal.

Fonte: Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …