sexta-feira , setembro 17 2021

Seminário “Esperança Vive” debaterá desigualdade racial

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), sediará nessa quarta-feira (31), das 08h às 18h, o Seminário “Esperança Vive: é tempo de reparar”, promovido pela Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra e a Comissão de direitos difusos e coletivos em parceira com escolas públicas de Teresina.

O seminário tem como público-alvo estudantes secundaristas de escolas públicas e privadas de Teresina. O contato com os estudantes será feito por meio de parcerias com as unidades escolares que tiverem interesse em participar da atividade.

O evento será composto por palestras abertas ao público que acontecerão das 08h às 12h e por oficinas que serão realizadas das 14h às 18h. Durante as palestras, os participantes acompanharão diálogos sobre racismo estrutural, com a participação de estudiosos na área. O objetivo desse espaço é apresentar os trabalhos das comissões organizadoras do evento, fazer uma abordagem histórica sobre a escravidão e seus reflexos na sociedade brasileira e contextualizar a necessidade de problematizar as relações de raça na educação e escola.

Já no segundo momento, os estudantes participarão de oficinas temáticas que objetivarão oportunizar o contato com práticas, experiências e conhecimentos dos povos negros africanos e afro-brasileiros de modo a possibilitar a expansão do conhecimento sobre as produções culturais dos povos negros. Por fim, os estudantes farão suas explanações sobre as experiências vivenciadas durante a realização do evento.

“O evento nasceu com o objetivo de poder difundir os resultados dos trabalhos desenvolvidos por nossa comissão ao longo dos últimos três anos. Nosso papel fundamental é pensar a memória de Esperança Garcia como uma possibilidade de animar as lutas do presente contra o racismo”, salientou a presidente em exercício da Comissão da Verdade e Escravidão Negra, Andreia Marreiro.

Fonte: Ascom

Veja Também

Concurso da Câmara Municipal de Teresina tem resultado preliminar divulgado

Nesta segunda-feira (30/08) o instituto AOCP divulgou o resultado preliminar da prova objetiva do concurso …