Fonte: GP1

Semana Global do Empreendedorismo tem início no Piauí

Começou  a Semana Global do Empreendedorismo, SGE, com a realização do Fórum Jovem Empreendedor e da Feira de Robótica. A SGE é uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em parceria com diversas instituições e empresas.

Mais de 500 estudantes, de várias instituições de ensino, estiveram reunidos na sede do Sebrae em Teresina participando das atividades que aconteceram durante toda manhã no âmbito do evento e terão continuidade à noite, com a abertura oficial da SGE, seguida da palestra de Marcos Piangers, autor do best seller o Papai é Pop.

“Temos uma programação bastante densa, com cerca de 60 atividades, as quais serão realizadas até sexta-feira, tanto em Teresina, como em outras cidades do Estado. Queremos mostrar que o empreendedorismo é a mola propulsora do desenvolvimento e que a hora de fazer acontecer é agora. Todos podem ser protagonistas das mudanças”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O professor Gildário Dias foi o primeiro palestrante do evento, tratando do tema “Porque Inovar e Empreender como Projeto de Vida”. Dias falou sobre o conceito de inovação, que segundo ele ainda é de difícil compreensão para muitos, pelo fato de sua fundamentação pertencer a uma das concepções de matéria prima intangível, a criatividade.

“A criatividade é uma ideação disruptiva e bem diferente dos conceitos cognitivos que estamos acostumados a imaginar. A indústria criativa passa pela revolução tecnológica e seus impactos. Defendemos que a educação do futuro está ligada à robótica. As crianças precisam estar preparadas para esse novo cenário, no qual a criatividade é ferramenta importante”, disse Gildário Dias.

Dias é doutor em física, fundador do Método TRON e do Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta. É ainda presidente do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ONG Cajuína Tec, e colaborador do Laboratório de Neuro-Inovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral da Universidade Federal do Piauí, UFPI.

Após a palestra de Gildário Dias, foi a vez do publicitário Samuel Normando falar sobre o Poder da Criatividade. Normando destacou que para ter sucesso é preciso errar várias vezes.

“Nem tudo a que nos propomos temos resultados imediatos. Errar e viver na zona de desconforto nos faz mais eficientes. Precisamos enxergar as oportunidades, mesmo onde parece não ter nada. A criatividade pode nos levar bem mais longe”, destacou Samuel Normando.

O publicitário citou como exemplo de que o erro é necessário para se chegar a melhores resultados o caso de uma empresa de games da Finlândia, que antes da criação da série Angry Birds, que foi sucesso em todo o mundo, criou outros 51 jogos que não surtiram os efeitos esperados.

Samuel Normando é diretor de criação associado da Publicis Brasil, agência responsável pela criação de campanhas publicitárias para Nestlé, Senac e Heineken, já tendo atendido também Procter&Gamble, Sanofilab, Microsoft, Vivo, Chevrolet e Habibs. Seu trabalho é reconhecido pela criatividade, o que lhe garantiu um Leão de Ouro em Cannes, um dos principais festivais do mundo.

Maiores informações no site do movimento –  www.empreendedorismo.org.br.

Fonte: Ascom

 

Veja Também

UniFacid Wyden oferece consultoria gratuita para desenvolvimento de negócios

Teoria e prática em favor da população é uma das diversas maneiras de tornar a …