Saúde confirma um caso de H1N1 em Teresina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma um caso de Influenza A H1N1, de uma paciente residente em Teresina. A confirmação ocorreu num trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde da capital. A paciente de 13 anos tem co-morbidade associada, pneumopatia crônica e está internada em UTI, com ventilação mecânica e estável.

De acordo com o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, o caso foi confirmado laboratorialmente, por PCR, e a paciente está sendo medicada com Tamiflu, terapêutica adotada conforme protocolo clínico para H1N1. Ele afirma também que são disponibilizadas 20.500 unidades do medicamento, que já estão nas unidades hospitalares da rede estadual e municipal.

Campanha de Vacinação

Para previnir novos casos, a Secretaria de Estado da Saúde inicia, nesta segunda-feira (23), a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A campanha segue até 1º de junho de 2018 e o dia D é 12 de maio.  No Piauí, espera-se vacinar aproximadamente 800 mil pessoas.

A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.

Público a ser vacinado:

– Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
– Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes;
– Puérperas;
– Trabalhadores da saúde;
– Povos indígenas;
– Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais(como o caso da adolescente);
– Professores das escolas públicas e privadas;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade;
– Funcionários do sistema prisional.

Fonte: Ascom

Veja Também

Rio e Salvador retomam vacinação de idosos nesta quinta-feira (25)

Ambas as capitais haviam cancelado a aplicação da 1ª dose em idosos devido à falta …