quarta-feira , janeiro 20 2021

Qual a diferença entre uma pós-graduação e um MBA?

Segundo o MEC, a pós-graduação é um curso que tem o objetivo técnico ou profissional mais específico, sem abranger totalmente uma área de conhecimento. No entanto, ele precisa seguir algumas regras mínimas: o requisito mínimo exigido é que o candidato tenha diploma de curso superior; por meio do sistema eletrônico E-mec é possível fazer uma busca em todas as faculdades, centros universitários e universidades brasileiras e encontrar o endereço da instituição, telefones e sites, além de conferir as áreas de conhecimento dos cursos de graduação que a instituição oferece.

Dos professores que farão parte do corpo docente do curso, pelo menos metade deles devem ser mestres ou doutores. E os demais, devem ter, pelo menos, a formação de especialista. Os cursos têm duração mínima de 360 horas.

Os cursos de especialização são pagos, tanto em instituições privadas quanto nas públicas. A cobrança pelo pagamento em universidades estaduais e federais, por exemplo, ocorre porque esses cursos não são considerados “atividades de ensino regulares, como os mestrados e o doutorado”.

Os cursos exigem a elaboração de uma monografia. No entanto, é possível outras modalidades de trabalho final, como a elaboração de artigos, por exemplo. Ao concluir o curso, o aluno recebe o título de especialista. Com o documento em mãos, o candidato pode ser professor universitário em instituições privadas, por exemplo.

O MBA (da sigla em inglês, Master Business Administration ) é um curso “lato sensu”. Muitas de suas características coincidem com as características de uma pós-graduaçao. De acordo com o MEC, os MBA são cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de Administração.

A grande maioria dos cursos oferecidos é dirigida aos negócios e à gestão. Mas também é possível encontrar MBA de outras áreas, como comunicação e saúde.

Um MBA é visto como uma oportunidade de realização e troca de contatos profissionais. Com o objetivo de fomentar o networking é comum algumas instituições exigirem que o candidato tenha tido experiências de trabalho já consolidadas. O diploma da graduação também é obrigatório.

Assim como acontece nos cursos de especialização, o candidato pode consultar o portal E-mec para obter mais informações sobre se a instituição pretendida oferece algum tipo de MBA, assim como se ele faz parte da Associação Nacional de MBA (Anamba) – uma organização que monitora os parâmetros de qualidade.

Os MBA têm duração mínima de 360 horas. Cada instituição define os seus critérios de seleção.

No geral, os cursos de MBA são pagos, tanto em instituições privadas quanto públicas. A cobrança pelo pagamento em universidades estaduais e federais, por exemplo, ocorre porque esses cursos não são considerados “atividades de ensino regulares”, como os mestrados e o doutorado. Para um trabalho final de conclusão, os cursos costumam exigir a elaboração de uma monografia ou outras modalidades de trabalho final. O candidato recebe um título de pós-graduação em nível “lato sensu” como conclusão do curso.

Fonte: Universia

Veja Também

Governo Bolsonaro vai criar curso técnico em serviços jurídicos

Formação consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC. No CNCT – Catálogo Nacional …