quinta-feira , janeiro 28 2021

Quadrilheiros pedem criação de políticas públicas em audiência na Câmara Municipal

Representantes de grupos do movimento junino de Teresina participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal. Os quadrilheiros pediram a criação de políticas públicas efetivas, que ajudem os grupos a manter essa tradição na capital. As dificuldades financeiras e a falta de incentivo do poder público foram apontadas entre os principais problemas enfrentados pelos grupos.

“Hoje tivemos a preocupação de convidar os presidentes das principais quadrilhas juninas de Teresina. Essa já é a nossa segunda audiência. Também convidamos representantes das Prefeitura e do Governo do Estado. Na próxima semana vamos nos reunir com outros vereadores, que estão dispostos a destinar emendas para as nossas quadrilhas. Não podemos ajudar todas, mas vamos fazer a nossa parte e buscar mais parcerias. Acreditamos na importância cultural desses grupos para a nossa cidade e para o nosso Estado”, afirma o vereador Deolindo Moura (PT), um dos proponentes da audiência.

O presidente da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas, Pedro de Almeida Oliveira, conhecido como Bob, aproveitou a oportunidade para falar das dificuldades e da necessidade de se criar editais para ajudar na liberação de recursos para as quadrilhas juninas. “Agradeço pelo espaço aberto nessa casa para o movimento junino e pela sensibilidade de alguns vereadores, mas precisamos de algo mais concreto. Muitas quadrilhas estão ensaiando desde o ano passado, sem perspectiva de se apresentar nesse ano”, diz Bob.

Entre os presidentes de quadrilhas presentes na audiência, o presidente da Luar do São João, Ramon Patrese, falou sobre a profissionalização das quadrilhas. “As quadrilhas estão se profissionalizando. Temos projetos junto ao Ministério da Cultura. O que está faltando é sensibilidade dos gestores”, afirma Ramon.

Ao final da audiência, ficou agendada uma reunião, na próxima semana, entre vereadores e representantes das quadrilhas.

Ascom

Veja Também

SEMEC inicia diálogo com Sindicato sobre a educação

O grupo abordou diversos pontos relacionados à rotina de trabalho e fez reivindicações para a …