Quadrilheiros pedem criação de políticas públicas em audiência na Câmara Municipal

Representantes de grupos do movimento junino de Teresina participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal. Os quadrilheiros pediram a criação de políticas públicas efetivas, que ajudem os grupos a manter essa tradição na capital. As dificuldades financeiras e a falta de incentivo do poder público foram apontadas entre os principais problemas enfrentados pelos grupos.

“Hoje tivemos a preocupação de convidar os presidentes das principais quadrilhas juninas de Teresina. Essa já é a nossa segunda audiência. Também convidamos representantes das Prefeitura e do Governo do Estado. Na próxima semana vamos nos reunir com outros vereadores, que estão dispostos a destinar emendas para as nossas quadrilhas. Não podemos ajudar todas, mas vamos fazer a nossa parte e buscar mais parcerias. Acreditamos na importância cultural desses grupos para a nossa cidade e para o nosso Estado”, afirma o vereador Deolindo Moura (PT), um dos proponentes da audiência.

O presidente da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas, Pedro de Almeida Oliveira, conhecido como Bob, aproveitou a oportunidade para falar das dificuldades e da necessidade de se criar editais para ajudar na liberação de recursos para as quadrilhas juninas. “Agradeço pelo espaço aberto nessa casa para o movimento junino e pela sensibilidade de alguns vereadores, mas precisamos de algo mais concreto. Muitas quadrilhas estão ensaiando desde o ano passado, sem perspectiva de se apresentar nesse ano”, diz Bob.

Entre os presidentes de quadrilhas presentes na audiência, o presidente da Luar do São João, Ramon Patrese, falou sobre a profissionalização das quadrilhas. “As quadrilhas estão se profissionalizando. Temos projetos junto ao Ministério da Cultura. O que está faltando é sensibilidade dos gestores”, afirma Ramon.

Ao final da audiência, ficou agendada uma reunião, na próxima semana, entre vereadores e representantes das quadrilhas.

Ascom

Veja Também

MEC fecha parcerias com a França

Foram assinados acordos para incentivar formação de profissionais de educação básica, promoção do plurilinguismo, combate …