O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, participou na manhã dessa terça-feira (07), de evento realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB/PI), em homenagem à Esperança Garcia, mulher negra piauiense reconhecida como sendo a primeira advogada do Brasil.
Na oportunidade, foi inaugurado um busto de Esperança Garcia. A obra foi confeccionada pelo escultor piauiense Braga Tepi e doado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult).
Para o Procurador-Geral de Justiça, Esperança Garcia é um símbolo histórico da busca por direitos e por justiça e que todas homenagens e reconhecimentos são importantes. A solenidade teve a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Também participaram diversas autoridades e representantes de instituições e da sociedade civil.

HISTÓRIA
Esperança foi uma mulher negra, escravizada na região de Oeiras, Sul do Piauí, no século XVIII. A mulher que lutou por direitos teve sua natureza jurídica percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam. Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil.
Fotos:Ascom MPPI
Divulgação
Fonte:MPPI