segunda-feira , março 18 2024

Primeiro dia do XIV CIDEJUR e II SALAP é marcado por homenagens e conferência de três desembargadores

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), realizou o lançamento da XIV Edição do Ciclo de Estudos e Debates Jurídicos (CIDEJUR) e do II Salão do Livro da Advocacia Piauiense (SALAP). O dia foi marcado pela conferência magna que reuniu os três representantes da advocacia nos tribunais: desembargador Francisco Antônio Paes Landim, desembargador José Wilson e desembargador Téssio Torres.

Na manhã desta quinta-feira (11/08), as comemorações pelo Dia da Advocacia tiveram início com uma missa celebrada no auditório da OAB-PI, com a presença dos diretores da instituição e de dezenas de advogadas e advogados.

Celso Barros, presidente da OAB-PI, ressaltou a importância das solenidades. “Em todo o Brasil, hoje se comemora o dia da advocacia, agentes indispensáveis na administração da Justiça no país. Todas as homenagens são válidas e a OAB, como seu órgão de classe, sempre vai estar atenta às suas demandas e anseios, em benefício das próprias advogadas e advogados e de toda a sociedade”, pontuou.

COMEMORAÇÃO E HOMENAGENS

A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, também esteve presente participando das homenagens. “Representamos a sociedade na defesa de direitos e deveres a quais todos devem ter. O advogado e a advogada são os responsáveis pela garantia mínima de dignidade da pessoa humana. Sem esses e essas profissionais, fundamentos como a democracia, legalidade, pluralidade política, liberdade, igualdade não teriam sentido. Advogados e advogadas atuam como fiscalizadores dos mesmos”, destacou Daniela Freitas.                       

A secretária-geral, Raylena Alencar, frisou que a advocacia é essencial à administração da Justiça. “Hoje, a OAB-PI traz dois grandes eventos, o CIDEJUR e o SALAP, possibilitando capacitação para a classe, com assuntos inovadores e lançamentos de livros escritos por advogados. Tudo isso indo ao encontro das pretensões da OAB-PI, que é o aprimoramento jurídico, literário, e a inserção da cultura. É um dia muito feliz para toda a advocacia nacional, em especial, à piauiense. Parabéns, advocacia!”, finalizou Raylena Alencar.           

ABERTURA DOS EVENTOS JURÍDICOS

Já na tarde desta quinta-feira (11/08), houve o início do XIV CIDEJUR e do II SALAP. O ex-presidente da OAB- PI e idealizador do I Cidejur, realizado no ano de 1977, João Pedro Ayrimoraes, foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica do Estado.

O XIV CIDEJUR trouxe para a advocacia painéis temáticos sobre assuntos jurídicos coordenados por renomados palestrantes do Direito. Os desembargadores Francisco Antônio Paes Landim, José Wilson de Araújo e Téssio Torres, ministraram uma conferência magna, em mesa presidida por Fides Angélica, ex-presidente da OAB-PI.

Ivan Mascarenhas Kertzman, mestre em Direito Público (UFBA) e auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, comandou a segunda conferência magna com o tema “Planejamento previdenciário, tributário e financeiro do advogado”.

Já o II Salão do Livro da Advocacia Piauiense (SALAP) contou com a exposição de diversas obras, bate papo literário e com a venda de 38 livros jurídicos.

Foto: Ascom OAB-PI 

Divulgação 

 

 

Fonte: OAB-PI

Veja Também

Atenção!

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da secretária-geral Raylena Alencar, anunciou …