Piauí inaugura primeiro Instituto de DNA Forense

O Instituto de DNA Forense será ligado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil e está sendo implementado com o auxílio do Ministério da Justiça, através do Projeto de fortalecimento da rede integrada de perfis genéticos objetivando produzir a prova pericial baseada nas tecnologias de genética forense e instituir o Banco Estadual de Perfis Genético, garantidos pela lei 12.654/2012.

Foram investidos mais de R$ 400 mil no prédio de 20 salas e só em equipamentos de última geração foi investido R$ 3 milhões. Com a inauguração do Instituto de DNA Forense, o estado do Piauí será capaz de processar as amostras advindas do local de crime e provenientes de coletas realizadas no Instituto de Medicina Legal.

“Com os equipamentos de ultima geração adquiridos pra o IDNA, será possível dar respostas com maior celeridade ao quesitos formulados pela Polícia Judiciária, Justiça e Ministério Público,  aqui mesmo no estado. Vestígios biológicos, tais como sangue e sêmen poderão ser analisados no primeiro IDNA do Piauí”, concluiu o Secretário de Segurança, Fábio Abreu.

Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …