Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Piauí contará com Núcleo da Associação Brasileira de Juristas
Share
16/06/2025 1:05 AM
segunda-feira, 16 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

Piauí contará com Núcleo da Associação Brasileira de Juristas

Redação
Last updated: 14/08/2019 2:02 PM
Redação Published 14/08/2019
Share
aass
SHARE

Advogados, magistrados e servidores dos órgãos do sistema de Justiça lançarão no próximo dia 23 de agosto (sexta-feira) o Núcleo Piauiense da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). A solenidade está marcada para as 19h, no Auditório da Seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil, e contará com a presença do ex-presidente do Conselho Federal da OAB e membro fundador da ABJD, Cézar Britto, que falará sobre os “Holofotes, autógrafos e autofagia processual”.

Durante sua palestra, Cézar Britto falará sobre o comportamento dos órgãos do sistema de Justiça brasileiro na contemporaneidade, registrando que violações do espírito constitucional protetivo da pessoa humana, em especial o devido processo legal, o direito de defesa, o contraditório, a igualdade processual e o princípio da segurança atentam contra o Estado de Direito.

Sobre a ABJD

De acordo com a advogada Zelma Cavalcante, cientista política e umas das coordenadoras do Núcleo no Piauí, a ABJD nasceu com o compromisso de fomentar o debate para fortalecer a luta na defesa da democracia e seus valores, do respeito aos direitos civis e políticos dos cidadãos, e dos mecanismos de controle de abusos de poder, assim como no combate intransigente ao autoritarismo e qualquer forma de repressão.

A Associação se baseia numa concepção ampla do termo “juristas”, por isso integra advogados, magistrados, defensores públicos, promotores, servidores de órgãos integrantes do sistema de Justiça e estudantes de Direito. A ideia é a de que a defesa da Democracia precisa ser desenvolvida com base na pluralidade de pensamento, diversidade religiosa, laicidade, paridade de gênero, raça, orientação sexual e etnia, com respeito à alteridade na busca do consenso progressivo em processos transparentes e participativos, observando as instâncias deliberativas da entidade.

Ascom

Prouni: inscrições do primeiro semestre terminam nesta sexta-feira

Celular: o que pode e o que não pode no ambiente de trabalho

Prorrogadas inscrições para concurso em Alegrete do Piauí

Lojas Americanas do interior paulista terá desconto provisório de 50% no aluguel

Caixa reduz taxa de juros

TAGGED:associacaodemocraciajuristas
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?