Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Partidos vão ao STF contra mudanças no portal da covid-19
Share
14/06/2025 4:44 AM
sábado, 14 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Partidos vão ao STF contra mudanças no portal da covid-19

adm
Last updated: 07/06/2020 6:00 PM
adm Published 07/06/2020
Share
partidos 7
SHARE

Além da divulgação dos dados após as 22h, Ministério da Saúde omitiu histórico de evolução da pandemia no país e outros dados

A Rede Sustentabilidade, o PCdoB e o PSOL ingressaram neste domingo (7) com uma ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental) no STF (Supremo Tribunal Federal), para que o Ministério da Saúde volte a divulgar dados completos sobre a pandemia da covid-19 até as 19h30.

A iniciativa ocorre após o Ministério da Saúde omitir informações como o histórico evolutivo da pandemia, taxa de incidência, entre outros. Agora, os números incluem apenas os novos casos e óbitos do dia e são divulgados após as 22h.

Os partidos pedem, em caráter liminar (um ministro pode decidir sozinho e temporariamente), que seja restabelecido o horário original de publicação dos dados de casos e mortes.

O pedido alega que o novo horário estabelecido pelo governo viola o princípio da transparência. Também há questionamento em relação à recontagem de óbitos da covid-19.

“Assim, é imperativo que o Poder Executivo Federal não esconda a sua ineficiência e descaso diante da covid-19 com a imposição de uma verdadeira censura nos dados da doença e com a “reavaliação” dos dados estaduais. O Poder Judiciário não pode chancelar essa política pública suicida que o Presidente Jair Bolsonaro tenta impor à Sociedade Brasileira!”, escrevem os advogados.

Os autores da ação sustentam que houve manifestação do presidente Jair Bolsonaro no sentido de que os dados deveriam ser divulgados em horário que não houvesse tanta atenção da sociedade, ou seja, depois dos telejornais do horário nobre.

“Cristalina é a intenção do Presidente da República, que atinge frontalmente os princípios da administração pública contidos no art. 37 de nossa Carta Magna, sejam os da legalidade, da impessoalidade, da moralidade administrativa, da publicidade e da eficiência: evitar que os dados sejam divulgados no horário dos telejornais noturnos, período em que as emissoras de TV têm maior audiência e que alcançam, portanto, a maior parte da população brasileira”, acrescentam.

No pedido de liminar, os partidos alegam que “o Poder Executivo Federal tem adotado posição negacionista da gravidade da pandemia da covid-19, tentando esconder dados e dificultar o acesso a estes, violando diversos preceitos fundamentais da Constituição, sobretudo a proteção à vida (art. 5º) e à saúde (arts. 6º e 196), bem como aos princípios mais básicos que regem a atuação da Administração Pública (art. 37), em especial o dever de transparência e a supremacia do interesse público, em atuação com claro desvio de finalidade”.

 

R7

 

 

Publicidade jurídica cresce na pandemia e gera dúvidas entre advogados sobre sua utilização

Equatorial Energia promove Live sobre seu programa de Trainee

“Chega ao absurdo”, diz juiz ao condenar banco que ligou 52 vezes em um dia para idoso

Cármen Lúcia diz que confia nos servidores para a realização das Eleições 2024

STF nega liminar para suspender eleição presencial na Câmara dos Deputados

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?