OAB Piauí realiza roda de conversa sobre o diagnóstico do Autismo e o impacto na família

A OAB Piauí realizou o evento “Roda de conversa: O diagnóstico do Autismo e o Impacto na Família”. O evento virtual aconteceu na sexta-feira (09) e foi uma realização da Escola Superior de Advocacia, da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA) e da Comissão de Direito à Educação da OAB Piauí.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou as comissões pela discussão do tema. “É uma alegria participar deste evento que tem um projeto bem articulado e que discute um tema tão importante como a proteção universal do autismo. Estamos sempre atentos às demandas que nos chegam diariamente, pois a OAB Piauí não se preocupa somente com os interesses corporativos dos Advogados e das Advogadas, mas também se preocupa, na mesma toada, com os cidadãos”, disse.

A Live foi conduzida pela Conselheira Seccional da OAB/PI, Vice-Presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB Piauí e mestranda em Educação, Jamylle Leite, que agradeceu a participação de todos. “Foi uma honra conduzir os trabalhos da roda de conversa. Tivemos palestras valorosas e apresentamos as experiências de duas mães de autistas que relataram sobre sua vivência no ambiente familiar”, comemorou.

Presente na mesa de honra, o Diretor-Geral da ESA-PI, Aurélio Lobão, destacou que “a Escola Superior de Advocacia tem por dever regimental difundir esta roda de conversa, como sempre temos provido junto às Comissões Temáticas. Tanto é verdade, que vamos lançar nossa Pós-Graduação em Direitos Humanos, com ênfase na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, um projeto para promover cada vez mais a difusão do conhecimento para termos uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna”, afirmou o gestor.

Joaquim Santana e Rogério Almeida, Presidentes da CDPD e CDDCA, estiveram presentes na roda de conversa e parabenizaram as organizadoras pela escolha do tema, bem como falaram sobre o trabalho realizado pelas Comissões Temáticas da OAB Piauí, especialmente nesse período de pandemia, ressaltando o trabalho em conjunto com as entidades.

Em sua palestra, a Advogada e professora Cristiane falou sobre o diagnóstico do autismo, o impacto na família e sobre o surgimento do projeto. “O projeto da roda de conversa surgiu a partir da necessidade de discutir sobre o autismo e lançar luz sobre o tema para ajudar as famílias que vivenciam a experiência de acolhimento de pessoas com autismo. Este não foi um evento técnico. Tivemos uma discussão antropológica, humana. Fizemos com que o sistema OAB abraçasse um discurso diferenciado”, garantiu.

O evento contou ainda com palestras da Advogada, pós-graduada em Direito Público e em Direito Privado, Cintya Sá; da Advogada sistêmica, professora e mestranda em Educação, Justina Soares; da Psicóloga infantojuvenil, Neuropsicóloga Clínica, mestra em Saúde Coletiva, Kennya Cunha; e da professora e mestra em Letras, Jacqueline Dantas.

Registrou-se a presença da Presidente da CAAPI, Andréia Araújo; da Secretária-Adjunta da Comissão de Direito à Educação da OAB Piauí, Nicole Sérvio.

O evento está disponível na plataforma do YouTube. Clique aqui para assistir.

ASCOM OAB PI

Veja Também

Sancionada lei que determina a aplicação de formulário desenvolvido pelo CNMP para prevenir e enfrentar a violência doméstica contra a mulher

Preenchimento do formulário consiste em responder a perguntas que permitem a classificação da gravidade de …