Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: OAB/MA vai fiscalizar escolas que praticam venda casada de matrículas com livros
Share
15/06/2025 8:28 AM
domingo, 15 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

OAB/MA vai fiscalizar escolas que praticam venda casada de matrículas com livros

Redação
Last updated: 13/12/2019 3:25 PM
Redação Published 13/12/2019
Share
AAOABA
SHARE

Em uma atitude preventiva para assegurar o direito dos pais e, também, garantir o seu direito de livre escolha, é que a OAB Maranhão, por meio das Comissões de Defesa da Educação e de Direito do Consumidor, iniciará, na semana que vem, um trabalho de inspeção em escolas da rede particular de ensino como forma de coibir a prática de venda casada de matrículas e livros com valores exorbitantes por essas empresas ligadas ao ramo de educação na capital.

“A OAB Maranhão busca, com essa ação, proteger o consumidor desses abusos cometidos por essas empresas. Os pais de alunos compram serviços de educação, mas são obrigados a comprar também as apostilas de estudo que em geral pertencem a uma empresa detentora de um sistema de ensino. As escolas devem dá o direito dos pais de escolha, de respeitar a livre concorrência. Hoje, temos a internet onde podemos comprar o material mais barato”, explicou o presidente da Comissão de Defesa da Educação da OAB Maranhão, Gustavo Mamede.

O trabalho das inspeções realizadas nas principais escolas particulares de São Luís será reportado ao Procon, tendo em vista que visa combater a prática da venda casada, já que, os pais são obrigados a comprar o serviço educacional e, ao mesmo tempo, apostilas de um determinado sistema de ensino, além da prática de alta de preço, fidelização de compra de livros das escolas, que não é o papel da escola

Em relação a isso, o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 39º expressa que “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”. “O CDC veda expressamente essa prática já tão comum em nossas escolas. Se o ensino só ocorrer por intermédio de determinadas apostilas, e que estas, nem pertencem a escola e sim a uma outra empresa, nesse caso, a escola está condicionando o fornecimento do ensino com a venda das apostilas”, explicou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, Hugo Passos.

Após as inspeções pelas Comissões da OAB Maranhão um relatório será apresentado ao Procon Maranhão e também ao Conselho Seccional dos Advogados para que legitime as ações cabíveis.

OAB/MA

Não cabe indenização se acidente de trabalho ocorre por culpa da vítima

Começam inscrições para vagas de estágio abertas no Procon-PB

Anvisa diz ter recebido dados de comitê internacional de segurança sobre os testes da CoronaVac

OAB-PI receberá a Corregedoria Itinerante no dia 19 de setembro

Palestra Inovação, Empreendedorismo & Criação de Negócios com empreendedor do Vale do Silício

TAGGED:livrosmatriculavenda
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?