Núcleo do Idoso e da Pessoa com Deficiência recebe premiação de Melhores Práticas do MP/PI pela atuação conjunta

As Defensoras Públicas Sara Maria Araújo Melo e Sarah Vieira Miranda representaram o Núcleo Especializado de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí,  nesta quarta-feira(12), em solenidade realizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, na categoria Melhores Práticas. O Núcleo concorreu com o projeto Atuação Conjunta – MP/PI e Defensoria Pública na Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, desenvolvido em parceria com a  28ª e 33a Promotorias de Justiça, obtendo a terceira colocação. A premiação aconteceu dentro da Semana do Ministério Público.

Conduzida pelo Presidente do MP/PI, Procurador de Justiça Cleandro Alves de Moura, a solenidade foi realizada no prédio Leste do Ministério Público e reuniu, além dos concorrentes, várias autoridades da área jurídica. A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, que integrou a Comissão Julgadora do prêmio, foi representada pela servidora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Mayara dos Santos Silva.Estiveram presentes a Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, e a Diretora de Núcleos da Defensoria, Defensora Pública  Ângela Martins Soares Barros.

As Defensoras do Núcleo do Idoso demonstraram satisfação com a premiação. “Ao tempo em que cumprimentamos todos os Promotores de Justiça pela Semana do Ministério Público, agradecemos ainda as Titulares da 28a e da 33a Promotorias de Justiça, Dra Marlúcia e Dra. Janaína, pela atuação conjunta em prol das pessoas idosas e das pessoas com deficiência . Essa atuação em rede tem nos permitido colher frutos mais exitosos e perenes, a exemplo da construção do Fluxo de Regulação de Vagas em ILPI, fluxo que é pioneiro no Brasil e que trará mais acessibilidade e transparência do serviço público de acolhimento institucional dos idosos. Agradecemos ainda a nossa instituição, bem como toda a equipe do Núcleo do Idoso pelo apoio e pelos esforços para que nosso Núcleo se torne cada vez mais especializado e atuante dentro da rede de proteção.”, afirmou Sarah Miranda.

Sara Araújo Melo também se manifestou em relação a premiação recebida. “A solenidade de hoje premiou as melhores práticas, em categorias definidas pelo MPPI, tendo a Defensoria Pública, através do Núcleo do Idoso e da Pessoa com Deficiência sido premiado com o 3º lugar pela prática finalística de atuação conjunta com o MPPI, por intermédio das 28ª e 33ª Promotorias de Justiça. A importância, tanto da atuação conjunta, quanto da premiação, é o reconhecimento de que ambas as Instituições não são rivais e sim parceiras, podendo trabalhar irmanadas em prol da transformação social, da dignidade e garantia de direitos das pessoas idosas e pessoas com deficiência, da defesa intransigente dos hipervulneráveis, nosso fim maior”, ressaltou.

A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, que foi agraciada com placa por participar da Comissão Julgadora,  se manifestou. “A Defensoria agradece imensamente a oportunidade de participar de um prêmio que reconhece os valorosos projetos que o MP-PI tem e foi enriquecedor participar do processo de premiação podendo ter conhecimento dos projetos não só dos vencedores, mas também de todos os outros que fazem parte. É um estímulo a outras práticas que enriquecem o MP Inclusive para ser replicado em outros órgãos do sistema de justiça como é o caso da Defensoria”, disse.

A Subdefensora Pública Geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, destacou a satisfação com a premiação. “Muito importante ver o reconhecimento do empenho da Defensoria Pública na atuação em relação aos direitos das pessoas idosas e com deficiência, nessa prática desenvolvida em conjunto com o Ministério Público e que já está proporcionando uma outra dinâmica no  fluxo de regulação de vagas nas Instituições de Longa Permanência Idosos. Parabenizo às Defensoras Públicas Sara Melo e Sarah Miranda pela conquista, assim como à Defensora Sheila de Andrade por participar de tão importante seleção”, afirmou.

WhatsApp Image 2023-12-13 at 13.52.26

As Defensoras do Núcleo do Idoso com a equipe

As Defensoras Públicas Sarah Vieira Miranda e Sara Maria Araújo Melo também serão agraciadas com a   Medalha do Mérito do Ministério Público “Procurador de Justiça Darcy Fontenele de Araújo”, em solenidade realizada pelo MP/PI na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro de 2023, a ser realizada às 9h30, no Auditório Sede Leste do MP/PI, em Teresina.

Fotos:Ascom DPE-PI/Divulgação

Fonte:DPE-PI

Veja Também

TJ-PI lança cartilha sobre discriminação e assédio no trabalho

Com o objetivo de disseminar informações sobre discriminação e assédio sexual e moral no ambiente …