quarta-feira , outubro 28 2020

Nova edição da Sexta Cultural traz o espetáculo “À Luz de Velas”

A Sexta Cultural desse mês será dia 30 de novembro. Nesta edição, o projeto tem como atração principal, a artista Valéria Lima. A autora apresentará a peça “À Luz de Velas”, a partir das 18h30, no Laboratório de Artes da Universidade Estadual do Piauí, Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O evento é livre para todos os públicos, com valor simbólico R$ 2,99.

O roteiro de Valéria Lima e a direção de Chiquinho Pereira é inspirado nas obras “Palha de Arroz”, do escritor piauiense Fontes Ibiapina, e “O Abajur Lilás”, do dramaturgo paulista Plínio Marcos. “À Luz de Velas” apresenta a realidade vivida por prostitutas que, oprimidas por seu cafetão, não sabem o valor de suas vidas.

A história se dá em Teresina, na década de 40, personagens principais são duas cozinheiras do bordel  que passam o dia comentando sobre a vida das pessoas da vizinhança, e à noite também trabalham nesse bordel. A partir dessa realidade, a peça reflete sobre uma série de questões sociais como a pobreza da época, submissão das pessoas para ter o que comer, opressão e violência contra a mulher, além de misteriosos incêndios que aconteciam no centro da cidade e o descaso político diante da realidade daquelas pessoas.

A autora da atração, Valéria Lima, aponta que a peça foi montada a partir das problemáticas da época focando, principalmente, sobre as lutas que essas mulheres enfrentavam diariamente. “É uma comédia reflexiva, inspirada em obra memorialista de um piauiense e de um paulista, juntando anos 40 e 70. Uma comédia para rir e, sobretudo, pensar. A peça retrata questões ainda presentes nos dias de hoje”, pontua Lima.

O diretor do grupo de teatro da Uespi, Moisés Chaves, ressalta que essa Sexta Cultural, como as outras edições, traz discussão de assuntos relevantes ao desenvolvimento cultural e social da instituição. “A expectativa é sempre que a comunidade acadêmica acolha nossos projetos e reflita acerca dos assuntos tratados”, destaca Moisés.

O Sexta Cultural é projeto integrado com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e Comunitárias (Prex), que surgiu da iniciativa do Grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em 2017, com a proposta de promover experiências culturais e artísticas. As atividades do projeto são sempre na última sexta-feira de cada mês.

Fonte: Ascom

Veja Também

Seduc realiza projeto Pré-Enem na Estrada em União e Fronteiras

Nesta sexta-feira (23), os alunos da cidade de União participam da revisão Pré-Enem na Estrada …