“Esse público tem que saber da importância da inovação e do investimento em novos canais e ferramentas de marketing para chegar até o cliente e ter sucesso nos negócios”, explicou a gestora do Projeto Cadeia de Valor Casa e Construção no Território de Teresina, Luana Nogueira, ao falar sobre o tema.
De acordo com o Sebrae, através da inovação, as empresas do setor podem aumentar a competitividade, a produtividade e o acesso a mercados. Acredita-se que com a melhoria da gestão empresarial e da promoção da inovação e da tecnologia, as empresas conseguirão interagir melhor e atingir melhores índices de lucratividade e sustentabilidade.
“Por muito tempo as empresas de construção civil atingiam metas sem realizar esforços significativos de marketing. O desenvolvimento dos negócios e o fechamento de vendas eram frutos majoritariamente de relacionamento dos sócios-diretores e gestores. Mas esse cenário mudou. As tecnologias mudaram as formas de comunicação e o novo cenário exige atenção e novos investimentos, em especial no que se refere a marketing digital”, destacou Luana.
Segundo levantamentos, 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais; 73% das pessoas usam o Facebook para fins profissionais; e 63% dos usuários do Facebook e do Twitter dizem que as plataformas servem como fonte de notícias sobre eventos e questões fora do âmbito de amigos e familiares.
“A internet mudou radicalmente a forma como as empresas podem encontrar e se comunicar com os seus clientes. Ações simples, com baixo custo de implementação e com alto retorno financeiro, podem ser um diferencial para os negócios. Por isso, a preocupação do Sebrae em tratar de marketing digital com o público da construção civil”, acrescentou Luana.
MARKETING DIGITAL
O marketing digital nada mais é do que ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Investir em marketing digital é uma boa maneira de criar oportunidades dentro deste novo contexto, em que relações comerciais e a conexão entre as empresas evoluíram.
Estudos apontam que o investimento em mídia paga no Facebook é de 98,5% e que 90% dos profissionais de marketing indicaram que esforços de mídia social geraram mais exposição para os negócios.
Entre as ações de marketing que podem ser implementadas nas empresas estão: criação de site, criação e manutenção de página nas redes sociais, produção de conteúdo para os canais digitais, adoção de soluções de realidade virtual, test drive de apartamento ou test to live, e outras estratégias.
No Sebrae, analistas e consultores estão disponíveis para orientar quanto às melhores alternativas para as empresas do segmento da construção civil, inclusive dando dicas sobre as melhores estratégias de marketing da atualidade e como elas podem ser implementadas nas empresas.