Lei cria a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural no Piauí

Começa a dar resultados práticos a Lei sancionada pelo governador Wellington Dias – a partir de projeto de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV)  – que institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural. Um grupo de trabalho formado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR Piauí), Câmara Setorial de Turismo, Sebrae e outras entidades planejam o mapeamento de estabelecimentos e locais que possam integrar um roteiro interessante para quem deseja praticar turismo rural.

“O Piauí dispõe de muitas regiões com potencial para o desenvolvimento do turismo rural, que, basicamente, desenvolve feiras, eventos e outras atividades que irão ajudar na divulgação do trabalho dos pequenos agricultores e até de outras áreas, oportunizando, assim, mais emprego e renda no interior dos municípios piauienses. A agricultura e as demais tradições da nossa população só têm a ganhar”, destaca Teresa Britto.

A deputada ressalta que a iniciativa visa também à identificação e promoção de qualificações das comunidades locais, além de incentivar o uso de novas tecnologias e profissionalização das populações rurais. “O turismo rural agrega valores aos produtos do campo e ainda estimula o contato direto entre o produtor e o consumidor final, assim como fortalece o desenvolvimento sustentável, ampliando a consciência ambiental”, afirma.

Sancionada no dia 14 de outubro, a Lei nº 7.605/21 também estabelece que as atividades turísticas no meio rural devem incluir a oferta de produtos e serviços de hospedagem, alimentação, visitação em propriedades rurais, recreação, entretenimento e ações pedagógicas vinculadas ao contexto.


Fonte: Alepi

Veja Também

Corregedoria da DPE-PI instala Comissão de Avaliação e Desempenho dos(as) Defensores(as) Públicos(as) em Estágio Probatório

A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí instalou nesta terça-feira (26), na sala …